quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mariana e Ouro Preto

A região encontra-se numa altitude média de 1.100 metros, tendo o pico do Itacolomi como o mais alto com 1.722 metros. O clima é tropical de altitude úmido, a temperatura média anual é de 17º C. A vegetação é composta de Matas de Araucárias, resquícios de Mata Atlântica e de cerrado. O relevo ondulado e montanhoso muito se assemelha com a nossa Serra Gaúcha.
Mariana foi a primeira vila, capital, cidade projetada e sede do primeiro bispado de MG. No século XVII se transformou numa das principais fornecedoras de ouro para a Coroa Portuguesa. No século XVIII deixou de se chamar arraial de Nossa Senhora do Carmo para se chamar Mariana em homenagem a rainha Maria Ana D´Aústria esposa de Dom João V. Guarda relíquias e casarios coloniais que contam parte da historia do Brasil.
No século XVII, bandeirantes encontraram em Ouro Preto as primeiras pedras preciosas que deu origem a corrida do ouro e a fundação de um arraial no morro de São João. No século XVIII ocorreu a Guerra dos Emboabas, entre paulistas e portugueses que reivindicaram direitos sobre as terras e minas. Ouro Preto foi a capital do estado até a construção de Belo Horizonte. Sede da Universidade Federal de Ouro Preto que possui trinta e oito cursos, sendo destaque nacional as engenharias e a farmácia.
Todos os dados acima relatados facilmente são encontrados em livros didáticos ou na internet, mas a aula de história, literatura, arte, arquitetura, política e religião que obtivemos do nosso guia ficará para sempre lembrada. Foram dois turnos de visitas, fotos, explicações e muito conhecimento. Nosso guia é interdisciplinar, com didática de quem realmente conhece e gosta do que faz e ainda nos levou para comer a melhor comida típica mineira da região.
Sugiro para quem vier visitar a região uma leitura prévia sobre o barroco, as obras do Aleijadinho, a Maçonaria, o Período Colonial brasileiro para poder acompanhar e aproveitar o passeio.
Amanhã Tiradentes e São João Del Rei. Até!

3 comentários:

Vanesca Z. D. Helbling disse...

A-DO-RO!!!
Beijos.

tania disse...

Estou louca para ver as fotos.Bjos

Sumaia disse...

Minhas Amigas Irmãs!!
Obrigada por incentivar o meu lazer que é escrever e partilhar minhas alegrias.