sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes

Congonha é uma planta medicinal e ornamental, uma variedade de erva mate utilizada pelos índios e posteriormente os jesuítas usaram-na para substituir o chá preto. No final do século XVII bandeirantes à procura de ouro passaram pela região e deram o nome ao lugar de Arraial de Congonhas do Campo, hoje conhecida como Congonhas. Chegando à cidade não se entende o porquê de fazer parte do circuito histórico até chegar a um local que foi tombado pela UNESCO e é protegido 24 horas para evitar a ação de vândalos. Abriga a Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, adornada externamente com esculturas dos doze profetas do antigo testamento e capelas com as sete estações da Via Crusis de Jesus, com esculturas do maior acervo de obras do Aleijadinho. Imperdível!
São João Del Rei possui o nome em homenagem a Dom João V de Portugal e a São João Batista. A descoberta do ouro no século XVIII fez com que começasse a exploração nas margens do ribeirão que corta a cidade. Foi a vocação comercial que sustentou a cidade na decadência do ouro. É possível apreciar a evolução urbana de uma vila colonial mineira para uma cidade do século XXI. Terra de Tiradentes e do Presidente Tancredo Neves. Foi a igreja mais bonita justamente pela ausência de ouro onde se pode observar a obra de Aleijadinho ao natural e por possuir lustres de cristal bacará da Áustria.Sede da Universidade Federal de São João Del Rei que possui vários campis pela região.
A cidade de Tiradentes é charmosa, possui mais de 100 hotéis, 70 restaurantes, um comércio de artesanato extenso, festival de cinema e de gastronomia, enfim, uma infra estrutura que me deixou com vontade de voltar para realizar turismo ecológico nas montanhas que circundam a cidade e consumir produtos da região.
Esse passeio ocorreu dia 12/01 e foi o mais longo de todos, só de deslocamneto foram umas cinco horas. Acabando assim o circuito das cidades históricas. Inesquecível!

Nenhum comentário: