segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Grutas do Maquiné e Rei do Mato

Chegamos ao aeroporto Tancredo Neves, na cidade de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, no domino, às 14h00min horas. À distância até o centro de BH, local do nosso hotel, foi de 40 minutos em um ônibus executivo confortável. BH é a terceira metrópole brasileira, foi planejada e hoje apresenta todas as mazelas sociais de uma grande cidade. Nosso hotel fica na frente do Parque Municipal, que aos domingos tem feira, imagine a cena do término da atividade...
O tempo tem sido nosso aliado e hoje nos deslocamos para o município de Cordisburgo, distante 1:40 minutos de BH, terra de Guimarães Rosa, onde fica a Gruta do Maquiné; berço da Paleontologia brasileira, que foi explorada cientificamente pelo dinamarquês Dr. Peter Lund em 1834; possui sete salões explorados, totalizando 650 metros lineares e desnível de 18 metros. O elemento principal de sua formação é o carbonato de cálcio, também sílica, gesso, quartzo e ferro. Essa formação é de milênios, resquício da época em que o local foi fundo de oceano e depois um rio percorreu e hoje o que mantém a maravilhosa arquitetura é o gotejamento de água que forma estalagmites e estalactites. Observou-se que a água está rareando (depende dela a formação das estruturas geológicas) em função das mudanças climáticas.
Almoçamos uma comida típica mineira com feijão tropeiro e como sobremesa doce de leite com queijo minas. Uma delícia!
A tarde, no município de Sete Lagoas, distante 62 km de BH, conhecemos a Gruta do Rei do Mato (homenagem a um eremita local); possui quatro salões, percorridos em 220 metros de extensão chegando a 30 metros de profundidade. Seus espeleotemas chamam a atenção de geólogos de todo o mundo, são raras as duas colunas cilíndricas com 25 cm de diâmetro e 12 m de altura, localizadas em seu último salão. Foi um dia de descobertas e muito conhecimento oferecido pelos guias que nos acompanharam.
Recomendo o passeio! Amanhã, Ouro Preto e Mariana. Até.

2 comentários:

Vanesca Z. D. Helbling disse...

Adoro estes "Diários de viagem"!!!
Tô louca pelas fotos já...
E, morreeeeeeendo de inveja da sobremesa!
Beijo enorme e aproveitem muito!

tania disse...

Sumaia é cultura e informação.Divirta-se...bjos