terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Fortaleza

Saímos às 9 horas de POA com escala em Curitiba e conexão em Brasília.Chegamos em Fortaleza às 14h 45minutos, horário local, pois aqui não se faz horário de verão devido a posição solar, ganhamos uma hora, porém às 17h 30min já começa a escurecer, daí senti saudades do nosso horário de verão.
Durante o voo POA/Curitiba o tempo foi meu aliado e estava sem nuvens, voamos a 11mil e 700 metros de altitude e mesmo assim consegui observar o relevo, a vegetação, a hidrografia, a urbanização, a agricultura, enfim a minha cabeça geográfica não parava de fazer sinapses e só pensava quantas aulas poderia dar a partir daquelas paisagens. Imaginei se os meus alunos que fazem viagens aéreas observam tais aspectos, ficam curiosos e maravilhados, pesquisam a rota do voo para saberem por onde passaram, etc, etc. Claro que isso só é possível se você sentar na janela.
Dormi na última meia hora de voo, e quando acordei estávamos chegando em Fortaleza, senti muita dor nos ouvidos e de cabeça, achei que iria... mas passou.
Durante a meia hora do aeroporto até o hotel observei que a metrópole cearense é uma cidade como as outras, com trânsito intenso e atividades urbanas normais. Até no passeio a beira mar me senti muito "turista" pois os locais caminham com roupas "normais".
Estamos na Praia de Meireles próximo a Praia de Iracema, ambas impróprias para o banho, mas perto do centro. Não gostei da praia...
O hotel é muito bom, novo, cheiroso e bem localizado. Nas últimas 72 horas passei das praias de Florianópolis para as de Fortaleza. Amanhã iremos a Canoa Quebrada, distante 160 quilômetros daqui e muito recomendada. Até!!