domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ceará - Terra da Luz

Saímos de Fortaleza dia 05/02 às 13horas e 30minutos (em Passo Fundo uma hora a mais) com conexão no Rio de Janeiro de três horas (que não senti passar). No RJ o relógio teve que ser adiantado em uma hora.
O nosso voo era internacional, com destino Córdoba na Argentina, e por isso tivemos acesso ao Free Shop, uma tentação que não pode ser concretizada, pois só destinos internacionais podem consumir os produtos.
Às 21horas e 30minutos, decolamos em direção a Porto Alegre e posso afirmar que o RJ continua lindo, como diz a música, a vista a noite é de um extenso bordado com pedras cintilantes, destacando-se Copacabana, características atribuídas também a Florianópolis, com destaque a ponte Hercílio Luz.
Partilho algumas observações dessa viagem e irei enumerá-las abaixo:
- O povo cearense é calmo e educado, gostaria de ter absorvido a paciência que dava um ar de tranqüilidade ( é claro que fiquei na zona de conforto do turismo, isto é, não me aventurei);
- A frota de táxi é nova (os táxis são trocados a cada três anos), brancos, cooperativados e conveniados aos hotéis, isto é, pagamos o mesmo valor na ida e na volta do aeroporto que fica a 20 minutos do centro e rodeado por seis bairros. Fomos informados pelo Seu Batista (taxista) que nos últimos cinco anos houve um investimento significativo no turismo e nas suas infraestruturas.
- O vento não permite que se sinta calor e com bloqueador solar é possível ficar exposto ao Sol sem causar queimaduras (ao menos aconteceu comigo), é impressionante a diferença do nosso Sol.
- Às 17 horas e 30 minutos, começa a anoitecer por isso as áreas de ponto de apoio nas praias são fechadas, bem como o Mercado Central (centro de artesanato). Nesse horário, na beira mar, barracas de vendas de artesanato e afins são montadas e é uma “festa”. Os vendedores não insistem na compra, parece que tanto faz vender ou não;
- A presença de policiamento na beira mar e nas áreas dos passeios foi marcante, assim como seguranças armados na frente de prédios e de algumas lojas;
- A população local caminha e se exercita na beira mar regularmente diferenciando-se dos turistas;
- Toda manhã amanhece nublado e a tarde fica céu e Sol, mas o calor é de 28 graus já bem cedo;
- Sentirei saudades de tantos sotaques que ouvi, assim como línguas estrangeiras principalmente nas praias de Canoa Quebrada e Morro Branco/Praia das Fontes;
- Nos passeios de buggy formamos duplas com casais de Curitiba, de Mato Grosso e de Brasília (fizemos passeios em todas as praias) foi uma experiência nova e positiva, se relacionar com culturas diferentes e trocar experiências, é enriquecedor;
- Os aeroportos do POA, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro possuem características similares quanto aos procedimentos operacionais, mas as pessoas são bem diferentes, seja no portar-se, no vestir-se nos sotaques, etc. O nosso foi o melhor de todos ( bairrista eu, ahah);
Chegamos a POA faltando 15 minutos para a meia noite e o ônibus para Passo Fundo saia nesse horário, graças ao solidário motorista do táxi chegamos a tempo e qual foi a minha feliz surpresa encontrar três ex-alunos vindos de um intercâmbio de um mês na Nova Zelândia, foi uma festa só, ouvi relatos interessantíssimos que serão aproveitados nas aulas, é claro.
Viajar é o maior investimento para a aquisição de cultura e lazer. Acredito que terei combustível suficiente para enfrentar o ano letivo que inicia essa semana no IMD para os professores.
Já estamos programando o próximo destino...