domingo, 28 de fevereiro de 2010

Direto do Chile e Argentina

O retorno de Mamãe da sua viagem de quinze dias para o Chile e Argentina ocorreu dia 24/02, ficamos quase três dias juntas e pude ouvir muitos relatos que só foram possíveis porque D. Marli é amante da cultura e como eu, adora partilhar conhecimentos.
O ponto alto da viagem foi à capital do Chile, Santiago, que respira cultura através dos museus, teatros, cafés com leitura, livrarias, bibliotecas, universidades, arquitetura (o antigo e o moderno lado a lado), muita limpeza nas ruas. Características estas de primeiro mundo atribuídas também à capital Argentina, Buenos Aires.
O litoral do Pacífico é frio e a areia é escura, mas mesmo assim havia banhistas.
A Cordilheira dos Andes em caracóis juntamente com os lagos andinos são aspectos marcantes na paisagem, bem como as plantações de frutas e girassóis. Ocorreu um pequeno terremoto, de 4 graus, que não foi sentido pelo grupo (ainda bem...).
O Show de Tango na Argentina será sempre lembrado, assim como o assalto sofrido por Mamãe em plena chuva, onde conseguiu bravamente recuperar metade de sua corrente de estimação.
Bariloche foi o ponto das compras, e todos nós fomos beneficiados com seu carinho.
Todos no ônibus ganharam faixas de Miss, a da Mamãe foi Miss Internet, pois em cada hotel estava na fila da comunicação virtual. Na próxima quem sabe faz um blog para nos manter informados em tempo real.
Ontem fomos levá-la para Esmeralda, e durante todo o trajeto continuamos conhecendo os países vizinhos, seus hábitos, costumes, curiosidades através das percepções de Dona Marli, que se impressionou com o manuseio do peso chileno, peso argentino, dólar e real, com as conversões de moeda e com as intolerâncias entre Chile e Argentina, não só no quesito moeda, mas de fronteiras também.
Viajar é aprender sempre e contar a viagem é partilhar emoções e democratizar impressões.
Espero pela próxima que parece ser Sergipe, no nordeste brasileiro.

Nenhum comentário: