quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Humana Docência

A escola passa por uma crise de sentido e não ter aprendido a formação humana é um dos problemas apontados.
Teóricos em educação como Vygotsky, Valon, Charlot são catagóricos em afirmar que só se aprende na relação entre os sujeitos e esta deve ser permeada pela amorosidade, fala-se hoje em pacto afetivo ou contrato pedagógico afetivo, isto é, só se aprende com significado a partir de uma relação afetuosa.
É possível ser afetuoso e exercer a autoridade, alguns profissionais ainda atribuem afetividade como não ter conteúdo, todos os humanos aprendem, mas não todos significativamente.
O trabalho não pode devorar a vida e sim trabalho e vida devem caminhar juntos,embriagar-se desse entendimento para viver é o grande desafio.
“Os vínculos afetivos são responsáveis por converter o desejo de ensinar e o desejo de apreder em conhecimentos, através da autorização mútua que se opera entre os sujeitos que ensinam e aprendem;
...lugar e acontecimentos atravessam a vida e as afetam com diferentes graus de intensidade, que produzem mudanças no modo de ver e de viver;
Um aprendizado genuíno se dá em um ambiente no qual o pensar, o questionar, o investigar e o trocar idéias e experiências sejam constantes, consistentes e afetivos;
Consciência crítica não existe sem conhecimento;”( material elaborado pela professora Eliara, Coordenadora
Pedagógica do CTBM).
Essa é uma pequena mostra dos estudos da manhã de hoje, saí com a impressão que farei um curso de Mestrado
pelo nível e número de leituras sugeridas na primeira Formação Continuada do Colégio Tiradentes e das leituras que serão partilhadas no grupo nos próximos encontros.
Estou realizando mais um objetivo que é Formação Continuada consistente e enriquecedora.
"Que os esforços de Vocês desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível" Chaplin

2 comentários:

Vanesca Z. D. Helbling disse...

Você pode muito mais do que imagina... basta acreditar!

Anônimo disse...

Sou de pleno acordo! Afetividade= aprendizagem. O aprendizado tem que ser significativo, prazeroso, assim ele será realmente pleno.
:) bjos