sábado, 26 de fevereiro de 2011

Aprendendo na Diversidade

Ontem pela manhã tive a primeira mostra do que encontrarei no Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), aconteceu à aula inaugural no Centro de Eventos da UPF e o Coronel Miranda, Diretor de Ensino da Brigada Militar de Porto Alegre, proferiu uma fala esclarecedora dos objetivos e expectativas do colégio militar.
O Colégio Tiradentes oferece ensino público, conta com 250 alunos admitidos através de uma prova de seleção, sendo 90 integrantes nesse ano no primeiro ano e serão os primeiros terceiros anos a prestar vestibular e ENEM, cujo objetivo é cursar universidades federais e estaduais. Houve a apresentação da banda da escola, tocam e cantam muito bem. Após ocorreu um almoço com o Coronel Miranda, efetivo e professores no Galpão do CRPO-PLanalto (o churrasco estava ótimo e o clima é muito acolhedor).
Desde quarta-feira venho sentindo a identidade da escola pautada em uma educação humana e de qualidade, como diz o Major Juliani: “Não somos os melhores nem os piores somos diferentes” e esse é o motivo que me levou a enfrentar tal desafio.
No final da tarde, no AXO, tive a oportunidade e participar da palestra do Professor Doutor Mauro Gaglietti que trouxe algumas reflexões sobre a saúde do professor e a importância de um ambiente saudável e positivo entre os colegas que irei nomear para possibilitar reflexão:
- Verbalizar o sofrimento é não permitir que o mesmo nos governe;
- Todo aquele que trabalha com educação é um cuidador;
- O pensador Maturana afirma que aprendemos pelo afeto (vem ao encontro do estudo da Humana Docência);
- A maneira como fui tratado na infância é que irei tratar o outro caso não resignifique os conflitos, pois existem diferentes formas de construir o afeto;
- O nosso passado sempre está presente e o tom de voz é constituidor do sujeito;
- Física Quântica é tudo o que existe na natureza e troca energia e informação, por isso a necessidade de apostar no positivo e combater a invisibilidade social (sugestão de filme: ”Quem somos nós”);
Assim termina a semana de Formação Continuada das escolas públicas que trabalho (AXO e CTBM), com saldo positivo e muita motivação.
E para finalizar deixo um pensamento do filósofo Edgar Morin: “Educar para a compreensão humana entre os próximos e os distantes é ponto essencial da missão de ensinar”.
Tenha um excelente final de semana e me deseje um ótimo início de ano letivo 2011, irei precisar. Obrigada!

Um comentário: