domingo, 17 de outubro de 2010

Ser professora

Acho que já nasci professora, veio com o DNA, lembro-me de brincar de aula com alunos imaginários desde sempre. Convivi e me espelhei nas professoras da família. Vim para Passo Fundo na década de 80 para estudar Magistério no Ensino Médio e então ser professora.
Sempre que aparecia uma oportunidade ia a alguma escola estadual substituir professoras e obter a tão importante experiência. No meu estágio, na Escola Estadual Eulina Braga lecionei para o filho da Diretora, meu primeiro grande desafio.
Iniciei minha vida profissional com uma turma de 3ª série no Instituto Educacional (IE). Meu estágio de faculdade realizei no Conceição e recebi o convite para continuar como professora titular(não aceitei). Trabalhei com Educação de Jovens e Adultos no Garra quando conveniado com o IE, depois assumi meu primeiro concurso no Estado 1996, em 1997 fui para o IMD, em 1999 para o Integrado e em 2003 trabalhei com Concursos na área de Conhecimentos Gerais.
Hoje convivo com profissionais da educação das mais diversas correntes e posturas pedagógicas:pragmáticos, humanistas, estudiosos e a todos eu agradeço a convivência e reverencio, pois todos, sem exceção só dão aporte a minha opção diária por participar da evolução de seres humanos, possibilitada pela educação.
Vivo e respiro a minha profissão seja nos livros que leio, nos filmes que assisto, nas viagens que faço e até nas que planejo tudo tem como referência maior a minha profissão.
Anseio por dias melhores, em que o magistério volte a ocupar posição privilegiada e que sejamos remunerados dignamente pela importância da nossa profissão na construção de uma sociedade culta e cidadã.

Um comentário:

Anônimo disse...

é verdade, espero que a nossa profissão um dia receba o devido valor.
e fico muito feliz de ter feito parte dessa sua caminhada, e continuar caminhando ao seu lado! além de vc ter influenciado muito na minha escolha de 'ser professora".