quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Interação UPF 2010

Hoje a tarde, no Centro de Eventos da UPF, ocorreu nova edição do Interação, oportunidade de alunos do Ensino Médio conhecerem o campus e os cursos oferecidos pela instituição.
Aos professores foi proporcionado um ciclo de palestras e um espaço para debates coordenado por professoras do Curso de Educação.
Nomearei algumas idéias apresentadas como subsídio na tarefa de se ensinar no Ensino Médio:
- A importância da qualificação em serviço versos a carga horária elevada da maioria dos professores;
- Organizar a Proposta Pedagógica baseada nos artigos 35 e 36 da LDB, nas diretrizes curriculares, por áreas do conhecimento e nos quatro pilares (aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser);
- A docência exige uma conversa transgeracional, é necessário saber o que os jovens pensam, falam que espaços transitam, e a jovialidade é uma prerrogativa do professor;
- A neurociência explica que o processamento cerebral dessa geração é diferente, as tecnologias da informação desde muito cedo possibilita sínteses a partir de indícios e as redes sociais e as multitarefa ilustram bem essa realidade. Mas será que toda essa informação vira conhecimento?
- Aos professores cabe três saberes, científico: o conteúdo em si, empírico: as experiências, as relações conteúdo cotidiano, exemplos, como ensinar para que se aprenda a aprender e com significado e pedagógicos: como ensinar diante dos desafios de quem não quer aprender?
- É preciso que os sujeitos aprendam significativamente, é preciso ter o domínio dos conceitos, se problematize o conceito e se aplique no cotidiano;
“Se não esperançar com o ato de ensinar como esperançar com o ato de aprender?”
O nosso compromisso deve ser em favor da vida!

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