terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dia de Campo da Emater

Durante uns dez anos realizei Trabalho de Campo (TC) em Povinho Velho por abrigar as nascentes dos Rios Passo Fundo e Jacuí, o mais importante do estado.
Hoje acompanhei o segundo ano do IMD, num Dia de Campo da Emater, Embrapa e UPF. Recebemos muitas informações sobre a importância da região, explicações históricas e sensibilização para cuidados ambientais.
Foi uma experiência boa, passou em minha mente muitas das turmas levadas por mim e fatos pitorescos ocorridos, como o dia em que andamos mais do que o normal tendo que pegar o asfalto para voltar ao ônibus e andar alguns quilômetros, havia uma aluna de salto agulha no meio da mata, mesmo eu tendo orientado da vestimenta adequada. Em outra ocasião alguns alunos não quiseram descer do ônibus para verificar as condições do Rio Passo Fundo na ponte de Embrapa alegando o mau cheiro. Mas realizar Trabalho de Campo com chuva só para os muito corajosos, isso também aconteceu.
Numa oportunidade estava ocorrendo Jornada de Literatura em Passo Fundo e coincidiu com um TC, o escritor Sérgio Caparelli leu num jornal local que acompanhou nossa atividade e pediu para conhecer as professoras responsáveis por “aula” tão diferente, o encontro foi registrado e divulgado na Zero Hora.
Nos últimos anos, por motivos os mais variados não realizei mais TC em Povinho Velho. Hoje, agreguei alguns conhecimentos, pude contribuir com outros e tive recordações gratificantes.
Acredito que são essas atividades que tornam a vida escolar cheia de significado e de memórias permanentes.
Essa mesma turma do IMD, dividida em grupos, realizou um TC interdisciplinar que será apresentado na Feira Científico da Escola através de vídeos. Estou ansiosa para verificar o resultado.

Nenhum comentário: