terça-feira, 26 de julho de 2011

Salvador - BA

Domingo, dia 24/07, saímos de POA ao meio dia com uma temperatura de 9º e realizamos escala no RJ de uma hora e trinta minutos, foi interessante perceber como as roupas de inverno chamavam atenção, a temperatura estava em torno de 22 graus lá fora.
Chegamos no aeroporto às 17 horas, num município da grande Salvador chamado Lauro de Freitas distante uma hora do nosso hotel. No trajeto já foi possível fazer algumas observações quanto a urbanização da cidade.
A noite chegou conosco, chovia e no trajeto recebemos muitas informações do motorista do táxi que justificou o uso de rota alternativa devido ao jogo local estar congestinando a rota usual.
Ontem de manhã realizamos um city tour pela cidade e a tarde no Centro Histórico. O Farol da Barra proporciona uma vista linda, o museu náutico no seu interior conta com artefatos de navios naufragados, mapas,cartas náuticas e instrumentos antigos de navegação. No Pelourinho visitamos o Museu da Santa Casa de Misericórdia que reúne móveis seculares e uma mostra de enfermaria de época. A Igreja de São Francisco de Assis é a mais linda que já conheci. Na Igreja do Senhor do Bom Fim, agradecimentos e pedido de saúde os mesmos na Igreja de São Lázaro que estava sendo comemorado hoje.
Nosso grupo era multicultural, havia brasileiros de vários estados, argentinos de várias regiões e uma australiana, que conversou com as minhas filhas pois as duas falam fluentemente inglês e essa interação muito me orgulhou pois vi na prática o investimento na língua inglesa por tantos anos.
Quanto a situação social de Salvador muitas pessoas em situação de rua e os contrastes são gritantes, justifica Irmã Dulce ter sido beatificada por cuidar a vida toda dos pobres dessa cidade, por outro lado o povo é acolhedor o correspondendo o slogan “Sorria você está na Bahia”.

Vanesca Z. D. Helbling disse...

Adoro o Diário da Viagem!