sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os múltiplos olhares da Web 2.0

A globalização caracteriza-se por fluxos de capitais, informações e pessoas viabilizados pelo avanço nos transportes e nas comunicações. Ciente desse conceito é possível entender o espaço ocupado pela internet na sociedade contemporânea.
Crianças, jovens e adultos amanhecem e anoitecem conectados e quem não adere a esse sistema é considerado um excluído digital, consequentemente será desqualificado para o mercado de trabalho e até o ambiente familiar utiliza-se do MSN e skype para “estar” com seus membros residentes à distância. Já o Orkut e o facebook são vitrines onde se divulga usos, costumes, conceitos e se intensifica relações. Os blogs e o twitter são espaços para opinião. A linguagem da internet já faz parte da nossa vida quando verbalizamos vou deletar tal pessoa da minha vida, por exemplo.
São tantas as possibilidades oferecidas pela tecnologia da informação que em duas décadas tomou um espaço prioritário na vida humana, isto é, de uma parcela da população mundial. Mas será que estamos tendo relações mais humanas? Estamos distantes dos próximos e próximos dos desconhecidos? Estamos através dessa ferramenta educacional mais inteligentes ou superficiais com tanta informação?
Acredito ser um caminho sem volta, cada dia aparece uma nova ferramenta, rede social e possibilidade de interagir virtualmente. Há ganhos e perdas, exige cautela e reflexão sobre o uso do tempo disponibilizado, principalmente com os “amigos” virtuais, com a exposição demasiada seja física e ou emocional, pois o cyber espaço é como palavras ao vento, não tem como recolhê-las.
Ainda prefiro um bom livro, uma conversa presencial e o telefone, a voz revela muito do estado emocional da pessoa, assim não dá para ocultar sentimentos, havendo possibilidade de intervir positivamente.
Como tudo nesse blog são opiniões pessoais, desabafos, relatos, uma forma de pensar e registrar, um diário, quem sabe, não tenho formação acadêmica para opinar com respaldo sobre TICs, mas sinto-me a vontade em provocar reflexão.
Bom final de semana!

Nenhum comentário: