sexta-feira, 4 de junho de 2010

Rio Gelado

Filme indicado pela temática imigração ilegal, já surpreende pela entrada nos EUA não pelo México, mas sim pelo Canadá.Recebeu a indicação para o Oscar de 2009, produzido com baixo orçamento, mas com todas as características de um grande filme.
Ray é uma mulher abandonada com os filhos pelo marido. Ele foge por causa de dívidas de jogo, levando o dinheiro economizado para pagar a prestação da casa. Sem condições de sustentar os filhos nem de pagar as dívidas, Ray passa a ganhar a vida atravessando imigrantes clandestinos para os EUA pela fronteira do Canadá, sobre um rio congelado, com a ajuda de uma índia.
A fotografia nostálgica da neve é abrandada pelo calor das relações afetivas da mãe com os filhos, como pode-se plantar sonho e esperança diante de situação tão difícil? Só uma Mãe pode. A amizade nasce junto à necessidade de sobrevivência e a força de caráter demonstrada no final, foi uma grande lição.
Teve momentos que pensei em parar de assistir pela veridicidade das cenas que me deixaram angustiada, mas indico este filme pela atualidade do assunto, sensibilidade do roteiro e brilhante atuação de Ray.

Nenhum comentário: