domingo, 6 de junho de 2010

Persépolis

Indicado ao Oscar de 2008 de melhor filme de animação. Ganhador de muitos prêmios internacionais, Persépolis é a comovente história de Marjane, uma jovem que cresceu no Irã durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos precoces e sinceros de uma menina de nove anos que vemos as esperanças de um povo golpeado pela tomada do poder pelos fundamentalistas - obrigando o uso do véu pelas mulheres e encarcerando milhares de opositores.
Marjane cresce e dá a volta por cima. Quando jovem vai à França onde entra para a escola de arte e se casa, sem esquecer o que está acontecendo na sua terra natal.
Nas últimas semanas o Irã e seu programa nuclear vêm ocupando a mídia e a participação do presidente Lula nas negociações deu maior visibilidade ao Irã e seu controverso presidente.
Indico o filme pela possibilidade de entender a história de uma nação que preocupa a comunidade internacional pela sua política fundamentalista e por ser anti EUA.
O feriadão está acabando, o mês de junho todo planejado e organizado e a minha satisfação de dever cumprido mas principalmente de capacidade de trabalho.
O segredo é fazer o que se gosta e ter muita disciplina.

Nenhum comentário: