domingo, 8 de novembro de 2009

Sonhos Pedagógicos da Professora Antônia

Há mais de dez anos, participei de um projeto sobre longevidade humana coordenado pelo Professor Agostinho Both (que nos últimos vinte anos tem se dedicado a estudos sobre envelhecimento humano) na escola AXO. Na época, trabalhava com Ensino Fundamental Séries Finais, e foi um ano de atividades, encontros nos finais de tarde, entre um turno e outro.
Apresentamos o resultado da pesquisa na UPF e numa tarde de sábado, no mês de janeiro de 1999, tocou o meu celular e era a Professora Valéria Ghen da Costa, diretora do Integrado, marcando uma entrevista para segunda-feira. Qual foi minha surpresa quando soube que estava sendo convidada para trabalhar com Geografia no CEMI, Dona Valéria havia assistido a apresentação do projeto na UPF e também o Professor Agostinho foi um dos idealizadores do Ensino Médio da UPF... Nesse ano iniciou uma das experiências pedagógicas mais desafiadoras (até hoje) da minha carreira profissional.
Já na Festa dos 47 anos do AXO, o Professor Agostinho doou para a biblioteca da escola uma coleção de livros escritos por ele, Sonhos e Resistência, e os Sonhos Pedagógicos da Professora Antônia despertaram a minha curiosidade. É um livro que nos convida a viver com “consciência e sensibilidade, sermos amantes da sabedoria, da necessidade da alegria de dizer a vida” (encontra-se no prefácio).
Num determinado momento da leitura, encontrei-me na história de Antônia e essa passagem me marcou “(...) Cada qual parece encerrar dentro de seu casulo o que pretende ser. Mudam-se os tempos e com eles as vontades. Mas, de todos os jeitos que se olhar a educação, a escola terá o prazer de confabular com o tempo e sobre os tamanhos do ser humano, tentando dizer que ele, em solidão, estreita a oportunidade de existir”.
Sou e serei grata para sempre aos Professores Agostinho e Valéria pela oportunidade de me realizar profissionalmente, aprender e crescer sempre que o Integrado me possibilita.

Nenhum comentário: