terça-feira, 10 de novembro de 2009

Interação & ENEM

Os professores que acompanharam seus alunos no Interação UPF foram contemplados com uma palestra sobre o ENEM (Exame nacional do Ensino Médio) proferida pela Professora Doutora Cláudia Toldo.
A Professora Cláudia estudou os documentos do Ministério da Educação e do INEP e trouxe esclarecedoras informações que irei repassar pela importância:
- Características do ENEM: Exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. Hoje o caráter voluntário é questionável, pois 618 instituições adotaram o ENEM para o ingresso. Cogita-se que para os próximos anos o vestibular será abolido por ser um processo caro para ser elaborado. A partir de 2010 haverá provas em abril e outubro e para 2011 a idéia é que serão três provas durante o ano até chegar ao total de sete edições anuais como é nos EUA.
Todos os alunos com 18 anos que não completaram o Ensino Médio e fizerem o ENEM com nota superior a 50 ganharão conclusão de EM e ingresso no curso superior que sua nota possibilitar. Na edição de 2008, dos 2.976 milhões de estudantes inscritos somente 8 gabaritaram a prova.
- Objetivos: Possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades (não apenas memória) que estruturam o ENEM.
- Modelo de avaliação: Competência (conhecimentos construídos pelo sujeito no decorrer da sua vida escolar; estabelecer relações entre os conteúdos); Habilidades ( saber aplicar esses conhecimentos). É responsabilidade da Educação Básica construir competências e habilidades.
- Prova: A prova do ENEM é contextualizada e interdisciplinar; através de situações problemas o aluno é levado a aprender a pensar, a refletir e a saber como fazer; valoriza a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
Todos os alunos inscritos podem concorrer ao ProUNI(Universidade para Todos); todos os cursos podem ter bolsa ProUNI a partir de 2009 mediante comprovação de carência e nota do ENEM. Podem-se fazer quantas provas quiser e escolher a melhor nota. A bolsa pode ser integral ou parcial do ProUNI em qualquer lugar do país; pode-se inscrever em até três lugares.
O Ministério da Educação pretende criar um currículo escolar mínimo para todo o país bem como abolir a nota do ENADE para aluno ingressante na universidade e só adotar o ENEM.
Foi uma tarde muito proveitosa. Espero que os alunos tenham gostado de suas atividades tanto quanto gostei da palestra. Quanto ao show do Nenhum de Nós assistirei numa próxima oportunidade.

Nenhum comentário: