quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor

Seriam todos os dias então, para aqueles que escolheram como profissão: despertar, orientar, conduzir e ensinar a olhar o mundo como sugere Rubem Alves. Olhar com olhos de esperança, formular perguntas inteligentes, ter ouvidos atentos, folhear livros com curiosidade, enfim, utilizar de todos os sentidos para decifrar o mundo, vindo ao encontro de uma das muitas correntes educacionais a das múltiplas inteligências.
É encantador, desafiador e assustador trabalhar com a matéria-prima ser humano. Já tive a oportunidade de aprender com todas as faixas etárias e cada uma delas possui o seu mistério e beleza.
Ensinar nos dias de hoje é um grande desafio, pois a informação está ao alcance de todos, mas somente o professsor viabiliza a resignificação e como diz Pierre Lèvy " habilidades coletivas só se desenvolvem em ambientes coletivos".
Parabenizo a todos os colegas que são comprometidos com o ensinar-aprender e que mesmo diante de todas as dificuldades, que são muitas, oportuniza que seres humanos se tornem mais humanos que segundo Kant só a educação possibilita.

Nenhum comentário: