terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pierre Lévy - continuação

A comunidade virtual que vivemos hoje, cria conteúdo cultural, científico, literário e popular democratizado pela rede, mais ainda não de todo processado, num futuro próximo prescindimos de um sistma que processe a língua automaticamente, como se processam as imagens.
O professor precisa animar, incentivar os alunos a participarem ativamente da tecnologia e utilizarem as novas ferramentas de computação, novos ambientes de comunicação digital para aumentar a inteligência coletiva. Precisamos de uma metalinguagem, isto é, uma linguagem com interface entre humanos e computadores para que aumente a mente humana a partir dos computadores, preconiza Lévy.
Quando argumentado sobre o isolamento que o desenvolvimento técnico e científico acarreta, utilizou-se da Oração de São Francisco de Assis( mesmo sendo judeu budista), para semear o otimismo, isto é, o ciberespaço como uma ferramenta muito poderosa para o diálogo e troca de informações úteis.
Finaliza: " Habilidades coletivas só se desenvolvem em ambientes coletivos, e o melhor uso da inteligência coletiva deve ser para se viver bem."
Foi uma noite memorável, tanto que compartilho contigo, pois não conseguiria dormir.Até!!

Nenhum comentário: