terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pierre Lévy

A Pré-Jornada de Literatura- 26 a 30 de outubro- trouxe a Passo Fundo o estudioso da vida digital e das mudanças que as novas tecnologias provocam nas relações humanas, Pierre Lévy, filósofo e doutor em Sociologia e em Ciências da Informação e Comunicação e atualmente professor de Universidade de Quebec, Canadá, para uma Conferência "Rumo a uma civilização de inteligência coletiva", no Centro de Eventos da UPF. Segue algumas das muitas ideias:
A humanidade usou da cultura oral e rituais coletivos para construir sua memória. A construção da escrita usada para registrar o passado e as leis, promoveu um aumento da memória. O invento do alfabeto fortaleceu poderosas civilizações como gregos e árabes e todas as grandes religiões tem seus escritos registrados. Com a invensão da prensa veio o desenvolvimento da ciência, a opinião pública baseada nos registros de jornais e a democracia. A cada passo da história da comunicação há avanços na humanidade e nós estamos testemunhando o início das transformações com a web desde 1990.
A inteligência coletiva é estudada a mais de 50 anos, porém é mais poderosa na espécie humana porque temos a linguagem, as instituições, a tecnologia e a evolução cultural que é uma evolução da inteligência coletiva.

Nenhum comentário: