sexta-feira, 3 de junho de 2011

Impermanência

Quando a gente pensa que acabou é que tudo começou, refiro-me aos acontecimentos dos últimos dias. Primeiro a Mamãe submete-se a uma cirurgia no final do trimestre das escolas estaduais e haja logística para deixar tudo pronto, lá vão três noites de hospital e uma semana de cuidados e algumas adequações para atender a todas as demandas, ou seja, atendê-la e trabalhar ao mesmo tempo.
Quando parecia que tudo ia voltar ao normal, meu marido (companheiro, referencial de ser humano e alicerce da nossa vida) fica doente, vai para o hospital, fica quatro dias e ganha um diagnóstico que faz nos lembrar de como não somos nada, de como a qualquer hora algo pode acontecer a fazer tudo possuir outro sentido.
Hoje depois do susto passado, de pensar uma nova forma de levar a vida, depois de ver a possibilidade iminente de perder o chão que se pisa, a vida não será mais a mesma, terei de agir diferente. Nunca senti tanto medo na minha vida, como na segunda à noite quando o Deozinho teve uma convulsão. Medo de perder meu companheiro, meu norte, meu incentivador incondicional, medo muito medo.
Acho-me até espiritualizada, sei que estamos aqui para superar muitos desafios, crescer, amadurecer e que as perdas fazem parte do processo, mas juro não estou pronta para ficar sem meu AMOR.
Recebi muitas demonstrações de carinho de gestores e colegas que serão lembradas para sempre, como um telefonema ou uma mensagem no celular pode ser tão alentador? Como é fácil fazer uma pessoa se sentir importante e querida, fica a dica, sempre que puder não deixe de dar apoio e demonstrar carinho, acredito que a solidariedade é o que nos torna mais humanos. Obrigada a todos!
É interessante observar como tudo perde o sentido quando o que temos de mais importante depende de nós, quantas vezes fui trabalhar doente, preocupada, mas encontrei forças para tal. Essa semana poderia ser demitida de todos os lugares que não arredaria o pé daquele hospital, nada me tiraria lá de dentro...
O filósofo Sêneca dizia: “ pessoa sábia é aquela que aprende a aceitar a impermanência como parte da vida, sem sofrer inutilmente por isso.” É uma lição a ser aprendida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você sempre foi um exemplo de força e dedicação, use essa força agora, para se manter firme em situações difíceis, e transmita essa força que você tem a todos que estão ao seu lado. Adoro você, conte sempre comigo!

Vanesca Z. D. Helbling disse...

Você, nestes quase 9 anos de convivência, me surpreende a cada dia, a cada acontecimento.
Quando digo que sou tua fã, é porque sou mesmo... não preciso mentir.
Lembro de cada palavra que vc disse, naquela hora que te pedi um tempo e pedi para que vc chorasse um pouco. Guardei todas elas.
Só posso dizer: te entendo!
Sei que és forte, corajosa, que tem fibra e que consegue passar por tudo isso - e talvez até mais (não precisa mais nada, né?).
Sumaia, estamos JUNTOS. É o que sempre te digo. E citando uma frase do Pe Fábio de Mello, te peço que TE PERMITA em alguns momentos ser frágil também.
"Nos dias de hoje, cada vez mais, acentua-se a necessidade de ser forte. Mas não há uma fórmula mágica que nos faça chegar à força sem que antes tenhamos provado a fraqueza." (Padre Fabio de Melo)
Você é MARAVILHOSA!
Super, hiper, mega, master!
Beijos.

Sumaia disse...

O que me dá forças também é conviver com pessoas que acreditam em mim e me fazem avançar, apesar de tudo. Obrigada por existir em nossas vidas.