domingo, 16 de maio de 2010

O saber e o sabor

A etimologia das palavras saber e sabor é a mesma. Saber como as coisas funcionam, degustar a vida através da música, da arte, da literatura, assim como pensar a vida deveria ser o papel da educação e do educador.
O conteúdo é acessório, o essencial é o aluno e as interações com o professor, que com sua experiência e espírito crítico aguçado é o mediador e desperta o desejo de saber do aluno.
Saber como o aluno aprende e juntos aprender... Qual é o benefício que o aluno tira da presença do professor? Essa pergunta deveria permear todas as nossas aulas...
Essas e muitas outras foram as provocações de grandes pensadores em educação num vídeo assistido ontem pela manhã na EENAV num momento de Formação Continuada com a presença do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional da CRE) para sensibilizar o grupo de professores sobre a importância de aprender e utilizar as novas mídias em sala de aula.
Saí realizada como sempre, pois adoro aprender, mas pensando como seria importante se pudéssemos trabalhar menos e ter mais tempo para planejar e também se o Estado dispusesse de monitores nos laboratórios de informática nas escolas, pois não adianta os recursos sem apoio técnico.
Tarde e noite também tiveram atividades em outras duas escolas, alusivas ao dia das Mães, não pude me fazer presente, tinha cinco turmas de provas para corrigir e médias para fechar, esse é o ônus de se trabalhar em tantos lugares... a prioridade sempre será o trabalho de sala de aula.

Nenhum comentário: