sábado, 22 de agosto de 2009

Como ser educador nos dias de hoje?

Este foi o tema da palestra proferida pelo professor Ginez,da UPF e participante da Comissão de Apoio e Valorização da Família(Comafe) na Escola Estadual Antonino Xavier e Oliveira.
Como sociólogo reforçou a importância das instituições Família e Escola como agentes de socialização e protagonistas de uma profunda crise de valores éticos, morais e de civismo.
Critica o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) como instrumento legalizador de direitos e carente de deveres, estes indispensáveis na construção de seres humanos comprometidos com a sociedade. Sugere a construção de uma Carta dos Deveres Humanos.
Resgata que a perda da disciplina escolar de EMOCI( Educação Moral e Cívica), acusada de legitimadora da Ditadura Militar, deixou um vazio nos estudos de princípios morais, éticos e de valores. Contextualiza com a crise política brasileira, onde não há civismo e a apropriação de dinheiro público tornou-se banal.
Ressalta que a sociedade evoluiu em termos tecnológicos sem precedentes, em todas as áreas do conhecimento, mas a área comportamental está em crise. Exemplifica com o grande desafio da vida conjugal hoje e com a descartabilidade da pessoa humana através do "ficar" vivida pelos jovens.
Destaca a importância crucial da educação,do educador e da espiritualidade na construção da sociedade, hoje decadente nas relações humanas.
O educador deve assumir compromisso social e moral com a sociedade no cotidiano da sua profissão, sugere Ginez.
Foi uma reflexão importante para o semestre que inicia e para o grupo de professores que terão o desafio de cumprir com competência a atividade docente.

Nenhum comentário: