domingo, 17 de abril de 2011

Uma atividade

Para Vygostsky o bom ensino é aquele que incentiva o aparecimento de novas formas de pensar, sentir, perceber o real permitindo aos alunos acesso a novos níveis de aprendizagem.
O que se espera da escola é que faça diferença na vida do estudante, que o mesmo reflita sobre a construção da história e da cultura.
Imbuída dessas fundamentações teóricas desafiei os Terceiros Anos do Integrado UPF para pesquisarem alguns aspectos da formação socioeconômica do RS e escolherem a forma mais criativa para comunicar aos colegas. Os instrumentos utilizados foram slides, vídeos, música, utensílios, oralidade e comidas típicas, diga-se de passagem, o ponto alto para a integração das turmas.
É interessante como a criatividade aflora e consegue-se observar destaques individuais bem como integração nos grupos ou não. Os assuntos eram os mesmos, mas cada turma apresentou de uma forma diferente, agora penso que deveriam apresentar entre si, para constatarem como ocorrem diferentes processos de pesquisa e comunicação.
Foram destinadas quatro aulas divididas em cinco assuntos diferentes por aula, essa atividade foi o ponto alto do primeiro semestre, não tenho dúvidas, simplesmente porque os estudantes foram os protagonistas.
Parabéns Turmas 311 e 312 do Integrado UPF, o pensamento abaixo sintetiza o meu sentimento em relação a essa atividade.
“Nenhum de nós é melhor nem mais inteligente do que todos nós”, ativista social Marylin Fergunson.

Nenhum comentário: