terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Em Esmeralda

Saí daqui com 14 anos em busca do meu sonho de ser professora. Nunca vou esquecer o sentimento de perda (o convívio familiar e do meu torrão natal), algo me dizia que seria definitivo e a medida que a paisagem dos campos de cima da serra era deixada para trás mais ficava claro o tamanho daquele passo.
Foi uma adaptação muito sofrida, sentia saudade de tudo e de todos, chorava baixinho na hora do almoço, o que despertou a solidariedade de colegas mais velhas e em pouco tempo já havia sido “adotada”. Quase desisti. Mas a experiência de morar em um pensionato de freiras é uma lição que carrego como positiva.
Então, tenho uma carência de estar na “minha casa” e cidade, pois nunca mais retornei, somente em feriados e férias.
Ano passado experimentei um tempo só Eu e Mamãe (adoro chamá-la assim é um misto de ironia e infantilidade que me fazem bem,que mal tem?), foi o ponto alto das férias. A nossa rotina era invejável e afirmo que não existe outro lugar em que eu descanse mais.
Nessas férias, a semana em Esmeralda estava na programação, tanto que iniciei por ela. A única restrição é o aumento de peso visto as comidas gostosas e os lanches nas visitas realizadas. Nada do que algumas caminhadas na praia não resolva.
Nossa rotina é segredo, tudo de bom. Mas é nas visitas que me abasteço de mim, ouvindo histórias, falando de pessoas queridas ou não, recebendo carinhos das mais variadas formas que só o amor e a amizade são capazes de fazer. O contato com a natureza traz um sentimento de paz e o silêncio me conecta com Deus.
Nesse tempo organizo ideias, resignifico situações, planejo o ano letivo,leio,durmo bem e me sinto revitalizada para assumir novamente a vida que escolhi para mim.
É uma volta no tempo,uma condição de ser só filha, talvez tenha uma pontinha de egoísmo mas momento importante para lembrar de quem fui, avaliar quem sou e tentar me tornar melhor.
Comecei muito bem minhas férias!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece roteiro de livro.
Pode dar filme.

um beijão.
Aproveite e descanse.
Del.

Anônimo disse...

Adoro ler o teu o teu blog,é uma maneira de te acompanhar e saber o que andas fazendo.
Aproveite cada minuto do tempo que estás passando com tua mãe, é muito valioso. Sinto uma saudade enorme da minha mãe, aquela que dói no peito,mas... as lembranças maravilhosas do tempo que passamos junto é que me consolam.
Ah! Quando tiveres um tempinho podes começar a escrever crônicas, escreves muito bem.
Beijões. Mari