domingo, 18 de setembro de 2011

Integrado em Viagem de Estudos

Na divisa do RS com SC na porção mais oriental, situam-se os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, possuem uma geografia caracterizada por paredões verticais de até 900 metros de altura em transição abrupta com o relevo suave e ondulado do planalto, como se este tivesse sido “aparado” a faca.
Eles são formados por Floresta Ombrófila Mista (Mata Atlântica e Floresta de Araucária) campos, arroios e penhascos, que constituem “moradas” para uma diversidade de plantas e animais. Este bioma tem reconhecimento nacional e internacional como área de proteção para várias espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, sua diversidade é oito vezes maior do que a da Amazônia. Esse foi o destino da viagem de estudos dos Segundos Anos do Integrado UPF.
Saímos às 2 horas do ontem em direção a Cambará do Sul, onde chegamos às 7 horas e 30 minutos para tomar café campeiro e depois desbravar os cânions Fortaleza e Pedra do Segredo. O tempo foi caprichoso e não permitiu apreciarmos a bela vista do cânion Fortaleza, a cerração era tão densa que avistávamos poucos metros de distância. Já na pedra do Segredo o tempo colaborou e foi possível desfrutar da bela paisagem. O almoço, regado a música gaúcha, com gaiteiro da casa é um dos pontos altos da viagem.
À tarde o destino foi a Rota do Sol, passamos os túneis, apreciamos a vista da Estação Ecológica Estadual de Aratinga da estrada e tivemos uma aula na casa de apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) ministrada pela professora Milena, ex-colega e hoje funcionária da SEMA de São Francisco de Paula sobre as diferentes unidades de conservação da região.
No final da tarde o tão esperado banho no rio aconteceu para os mais corajosos, a água estava gelada, mas não impediu um momento de lazer e desconcentração.
O retorno foi às 24 horas e o grupo está de parabéns pela maturidade e envolvimento, atendendo o objetivo da atividade, pois saímos do cotidiano do nosso espaço pedagógico para realizar uma prática carregada de sentido que ficará impregnada na memória emocional e intelectual dos alunos cumprindo a missão da escola na verticalidade e horizontalidade do conhecimento.

Nenhum comentário: