terça-feira, 20 de julho de 2010

Jornadas e Reuniões Pedagógicas

Essa semana será de estudo, discussões e planejamento para o próximo semestre em todas as escolas. Momento único de refletir o fazer pedagógico e a oportunidade de trabalhar em quatro escolas só me desafia e enriquece.
Ontem, na parte da tarde, na EENAV, tivemos a palestra sobre leitura de imagens, proferida pelo Professor Hercílio da Faculdade de Letras da UPF “...a leitura de mundo prescinde a leitura da palavra... e a leitura desta remete, novamente, a leitura daquele” Paulo Freire.
À noite, no AXO, participei da exposição das colegas multiplicadoras das Lições do Rio Grande, promovida pelo governo estadual com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. É claro que fiquei muito estimulada a ponto de às duas horas e trinta minutos perder o sono e fui estudar o Referencial Curricular das Lições do Rio Grande para a minha área do conhecimento, sinto necessidade de beber da fonte, de buscar e construir o meu conhecimento e quando vi já estava sistematizando por escrito, vício de preparar as aulas.
É interessante que quanto mais trabalho, mais necessito aprender sobre educação, pois aprender é uma necessidade do ser humano.
Hoje no Integrado, avaliamos a caminhada, projetamos o futuro e comemoramos o primeiro lugar no ENEM, o que já faz parte da nossa história.
Sinto então, uma vontade de contaminar a todos os meus alunos e colegas com o vírus do querer saber e nesse processo coletivo que é a educação, capacitar o ser humano para a construção de um mundo melhor.
“Quem ensina é quem mais precisa aprender”.

Nenhum comentário: