quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Reflexão de um texto de José Moran

Educar o Educador
José Manuel Moran



Aprender a ensinar

A todo o momento, através das nossas atitudes, demonstramos os valores e saberes que adquirimos ao longo da nossa existência.”Só podemos ensinar até aonde conseguimos aprender”
A família é a primeira escola, aprendemos o mundo a partir dos olhos de nossos pais, que aprenderam com seus pais e assim e assim sucessivamente, até todo o saber sistematizado que temos acesso,hoje, no coletivo.
O processo educacional, com ou sem tecnologia, prescinde de um contexto participativo, interativo e vivencial dentro da comunidade escolar, para que tanto professor quanto aluno desenvolvam suas habilidades.O autoritarismo está ainda muito presente na educação impossibilitando o desenvolvimento da cidadania, que só acontece com o poder distribuído.
Tanto a família,como a escola precisam se educar para atender a nova demanda, onde uma comunicação democrática passa a ser um desafio. Ensinaremos melhor se formos inquietos, humildes e confiantes com a vida, com os outros e conosco. É preciso admitir que estamos em constante construção e estar para aquisição de novos saberes.
Um educador necessita constantemente se questionar por que e para que aprender, e assim comunicar-se com credibilidade, autenticidade, tornando-se livre para transformar a sociedade, que hoje está ansiosa por novidades, pouco reflexiva, isto é, simplista.
Ensinar é falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente, para que nós e os outros avancemos na compreensão do que existe.

Nenhum comentário: