quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Reinventar-se em 2011

Reinventar-se é a dica para 2011, por quê? A princípio a vida seguirá seu rumo, cabe a nós tomarmos alguma atitude para mudar o que não está bem. Essa expectativa de ano novo, como se tudo o que nos incomoda desaparecesse é uma ilusão. Com o livre arbítrio que nos é inerente é que construiremos um ano de 2011 com mais saúde, amor e paz, são opções individuais.
As nossas atitudes em relação ao dia a dia é que farão a diferença, as demandas estarão lá, nós é que iremos intervir nas situações de maneira diferente para ter um resultado diferente.Seria mais fácil podermos delegar para os outros a responsabilidade pela condução da vida e é assustador quando temos a certeza que somos os protagonistas desse espetáculo que é viver o que escolhemos para nós, muitas vezes usamos de desculpas e escudos para não assumirmos as nossas escolhas , que bom quando tínhamos a ilusão de um provedor mágico para as nossas necessidades, era mais fácil.
Crescer e amadurecer dói, cada opção constitui uma renúncia, e esta precisa ser bem elaborada para não virar frustração que causa doenças e que leva embora a nossa paz. E o amor? Não são esses os maiores desejos: saúde, paz e amor? Seria a resposta para todas as perguntas?
Havia programado para essa semana arrumações de gavetas, guarda roupa, armários, não consegui, sei que isso é muito mais que limpar, é resignificar necessidades, é fazer balanço, é se deparar com mudança. Estou travada, acordo tarde e sem vontade de caminhar, tomar sol, arrumar, cozinhar, brincar de casinha porque na verdade coloquei essas necessidades para otimizar o tempo, por outro lado, porque estar sempre fazendo algo? Porque não se dar ao luxo de não fazer nada ou somente o que dá prazer como ler e escrever? Começou a primeira mudança, me permitir somente ser...
Essa é semana para refletir o ano que passou a programar o próximo, não esperando mudanças mágicas, só aquelas que ousarmos fazer dentro de nós.
Que venha 2011 e que possamos avançar na arte de viver com significado, com leveza, no aqui e no agora sem deixarmos para depois o que realmente nos conecta com a nossa essência.

3 comentários:

Vanesca Z. D. Helbling disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanesca Z. D. Helbling disse...

Sumaia,
permita-se "somente" ser, como disse no teu texto... pq ser vc já dá um trabalhão enorme!!!
Beijo.

Vanesca Z. D. Helbling disse...

Respire fundo. Desencane. Perca seu tempo com você! É uma responsabilidade enorme deconectar-se, eu sei. Mas a vida é prá quem tem coragem. Coragem de arriscar.Cuidado em saber a hora certa de parar.Difícil. Pode ser. É ume xercício diário que exige confiança e um amor incondicional por tudo o que somos e acreditamos. Uma aceitação su...ave dos próprios defeitos, um rir de si mesmo, um desaprender contínuo, um aprender sem fim sobre o que queremos da vida.Não importa se tudo parecer errado e o mundo virar a cara prá você. Esqueça. Se esqueça. Hora de perdoar. RENASÇA. Eu sei pouca coisa da vida, mas uma frase eu sigo à risca: é preciso respeitar o próprio tempo. E eu respeito! Acredito no que diz o silêncio na hora em que a mente cala. E meu silêncio - que não é mudo e também escreve - dita com voz desafiante : confie em si mesma, Quebre a rigidez. Ouse. Brnque. Viva com mais leveza. E - por favor - desligue-se. Só assim você vai transformar vida em letra e letra em vida. E ter coragem e folego pra ser VOCÊ, no momento em que o mundo te atropelar sem licença e disser : CHEGOU A HORA!
(Fernanda Mello)