domingo, 30 de outubro de 2011

Tocando em frente

"Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz"

No dia da cirurgia do Déo também ouvi essa música de Almir Sater e ela bem representa a fase que vivo hoje, cada dia, cada conquista, acreditando que tudo dará certo no final. Eu que gosto de planejar com antecedência, de ter um certo controle sobre tudo,de fazer tudo rápido e muitas coisas,de ser por conta e hoje preciso esperar, acreditar e me entregar com a inocência de uma criança aos desígnios de Deus,só Ele para dar tamanha força de seguir em frente.
Que eu e nós aprendamos logo essa lição da vida para essa etapa passar.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Corrente do bem

Quando expressei que passei a vida toda aguardando por esse momento não estava errada, momento de espera, paciência, força, coragem e muita fé.
Fé não se explica se sente. A fé é alimentada pela oração e boa convivência com o outro.
Desde segunda, estou exercitando todas as habilidades aprendidas e citadas acima e sentindo o carinho e companhia de muitas pessoas.
Sempre soube que a doença e suas decorrências aparecem para que exercitemos o que nos torna mais humanos, o amor. Aceitar e enfrentar as adversidades com a certeza que Deus sabe o que faz e a humildade de “faça a vossa vontade” é uma opção pautada em anos de leituras e prática religiosa.
Acredito que a tsunami que iria se abater sobre nós não passará de uma marolinha parafraseando o ex presidente Lula.
Agradeço de todo o coração, a TODAS e foram muitas pessoas, pelo apoio e orações ao bom êxito da cirurgia do Déo que através de suas crenças religiosas pediram e pedem por nós. Acredito na corrente do bem, no “que pedires em oração crendo recebereis” isso é a verdadeira caridade que bate e volta para quem faz.
Como disse o Doutor, cada dia é um dia, o de hoje foi de vitória.
Fica a dica “orai e confiai”. Até!

domingo, 23 de outubro de 2011

Então

O Sol de primavera que brilha lá fora é um convite para passear, caminhar, respirar, enfim viver. Quantos domingos como esse já foram desfrutados dessa ou de outras formas por nós, mas hoje estamos aqui no Hospital, muito bem instalados (graças ao bom plano de saúde do meu marido) e aos cuidados da melhor Equipe de Neurologia. O atendimento do nosso posto é de primeiro mundo, todos os setores estão merecedores de cinco estrelinhas (brincadeira que faço quando a nota é dez para alguém).
Estamos aqui desde quinta-feira à tarde, às vezes sinto estar em um hotel, o ambiente é bonito, limpo e tranquilo. Os exames pré-operatórios foram sendo realizados, a equipe médica atenta, eficiente e carinhosa nos pondo a par dos resultados todos os dias. Assinar ao termo de responsabilidade, ontem, foi a leitura mais difícil da minha vida, parecia bula de remédio, se lida o mesmo nunca deveria ser tomado, no nosso caso a cirurgia é indispensável, portanto, todos os riscos devem ser corridos.
Parece que me preparei à vida toda por esse momento, seja pelas leituras, estudos e observação da vida dos outros, parece que a minha fé está sendo colocada em prova, uma tsunami irá atingir-nos e os estragos só serão sabidos amanhã. Já fiz todas as leituras possíveis dessa situação, dentro de uma visão holística fiz um giro de 360º, isto é, voltei ao lugar de partida. Estou usando de todos os recursos emocionais que disponho e de toda a fé, cheia de esperança por um desfecho bom. Por outro lado estou de braços abertos, esperando o tiro que a vida tem para mim, ainda com sentimento de gratidão por ter tido esses quatro meses, essas duas semanas, esses quatro dias...
Estamos juntos a vinte e sete anos, o Delmar é o ser humano mais lindo que conheço, minhas filhas não poderiam ter pai melhor e ele é a pessoa que gosto de estar sempre junto, conversar, planejar, viajar, espero ansiosa para chegar em casa e conversarmos. Com ele me construí, ele é o vento quando a minha chama pensa em apagar, nunca diz que não posso ou não vai dar certo, contemporiza o tempo todo, sobre tudo, me colocando para cima, digo que nasci duas vezes, a segunda quando o conheci.
A família e os amigos fizeram companhia nesses dias, não tivemos muito tempo de pensar no que fazer para passar o tempo, como é importante esse afeto, esse estamos juntos, esse compartilhar a vida em todas as suas facetas.
Agradeço a Deus por tudo até agora, peço que Ele me ajude depois. Que seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Verdades da Profissão de Professor

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

domingo, 16 de outubro de 2011

Momentos

Chico Xavier tinha uma placa em cima de sua cama com a inscrição: " Isso também passa!",então perguntaram a ele o porquê disso, ele disse que era para que quando estivesse passando por momentos ruins, se lembrar de que eles iriam embora, que iriam passar, e que ele estava vivendo isso por algum motivo.
Porém, essa placa também era para lembrá-lo de que quando estivesse muito feliz, não deveria deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis viriam novamente.
É exatamente disso que a vida é feita, MOMENTOS.
Momentos que temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio APRENDIZADO. Nunca esquecendo do mais importante: nada nessa vida é por acaso. Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível. A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser!
Querida Amiga e irmã Vanesca, sempre presente,um presente para a nossa Família, obrigada por tudo,inclusive por mensagens assim.
--

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ser Criança

Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser.”
Recebido por e-mail do Major Juliani do CTBM.

sábado, 8 de outubro de 2011

Milagre

Milagres acontecem todos os dias, mas estamos tão centrados nas nossas necessidades materiais e emocionais que passamos despercebidos pelo milagre da vida. Dispensar tempo para uma escuta íntima e conectada com a necessidade do outro é sair da zona de conforto e tornar essa existência relevante.
Acreditamos que conosco nunca vai acontecer nada de “mau”, que passaremos por aqui isentos de preocupações e sofrimentos, que ironia e pretensão, como vamos amadurecer e nos tornar mais humanos se não passarmos pelo vale das sombras?
Passar por situações difíceis é uma experiência única e precisamos resgatar todos os recursos emocionais, exemplos de vida, observações do comportamento de pessoas referência para passarmos o nosso momento com esperança e dignidade.
A espiritualidade nos dá coragem para encarar as adversidades com a fé, a humildade de quem nunca está com o jogo ganho e a tranqüilidade que tudo dará certo, talvez não do nosso jeito, mas do jeito que tem que ser para a nossa própria evolução espiritual.
Agradeço a Deus pelo milagre da vida e pelos muitos milagres do cotidiano, assim como pelos momentos difíceis.
Agradeço a todas as pessoas solidárias que convivo (e são muitas), que se mostram incansáveis nesse momento com seu apoio.
Continuo firme, aceitando o que Deus tem reservado para mim, mas acreditando no milagre que tudo vai dar certo no final.
Que assim seja!

sábado, 1 de outubro de 2011

Ódio, escrito pela Gi

O ódio tem movido o mundo. Por ódio se mata. Se é inconsequente. Por ódio, raiva, ira, fazemos coisas inimagináveis. O mundo tem nos colocado nessa posição. Nesse sentimento constante que se materializa cada vez mais. Um sentimento exorbitante que toma conta e não há como domar. Hoje se fala tanto de ódio, se odeia tanto. Esquece-se do amor. As pessoas não tem equilíbrio, ou amam excessivamente, ou odeiam mortalmente. Perdemos tempo com o ódio enquanto há tantas coisas mal resolvidas aqui. Love power, anos 70, não é bem isso que intenciono. Mas espero. Os sete pecados se modificam na atualidade e se resumem em um só. Nunca ouvi falar das sete "bondades", virtudes, seja lá o que for. Digo, perdemos muito tempo odiando, falando sobre ódio e hipotetizando teorias e níveis sobre o mesmo. Tem coisas lá fora muito mais aterrorizantes que o ódio. O sentimento de odiar te consome, e populariza. Se odeia sem conhecer. Odiamos pessoas, coisas, gostos. Odiamos coisas que podíamos muito bem gostar. Odiamos o que não aceitamos, não acreditamos ou que se contradiga sobre nossos pensamentos. Somos tão cabeça dura que odiamos tudo que é diferente de nós. Não aceitamos as coisas. Essa 'não aceitação' levou aos "superiores" escravizar nações inteiras. Hoje escravizamos nossa mente quando dizemos que odiamos algo. Odiar é muito forte, tão forte quanto qualquer soco. Não levo a radicalização da expressão, mas sim me refiro a grande utilização que fazemos dela. Não temos mais tempo para odiar, mas precisamos de tempo para conhecer as coisas, as pessoas. Precisamos disso. Unificação. Em um mundo movido pelo individualismo falar de união parece loucura. O individualismo nos leva a nos ausentarmos de nossas próprias vidas. Refaça os sete pecados, inveje a beleza da vida, tenha a gula por conhecimento, queira a luxúria da felicidade, obtenha a avareza sobre os recursos naturais, tenha preguiça de maldade, coloque a ira fora e traia o tempo. A vida passa por nós tão rápido quanto passamos por ela, em nós nos deixa marcas, tanto de expressão quanto profundas cicatrizes. Mas será que a marcamos da mesma forma que ela faz conosco? Será que deixamos aqui algum rastro que perdurará? Além desse rastro de destruição, desmatamento, dizimação de vidas e infelicidade que assombra o mundo? Não é difícil criar um caminho de bondade, já tivemos bom exemplos disso, King lutou, Lenon cantou, Gandhi rezou, e todos se foram mas deixaram uma boa recordação. O ser humano tem uma busca incansável de seus objetivos ou vontades, sem pensar que devemos incluir os outros nesse processo. Somos muito jovens para odiar, e até mesmo para amar. Devemos conhecer antes de julgar. Troquemos a arte de procrastinar pelo produzir, tender, somar e criar nossa personalidade baseada em valores, virtudes, objetivos e até mesmo crenças. O ódio não constrói, muito pelo contrário. Olho por olho, dente por dente, é uma política para boxeadores, não seres humanos.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King
Investir em educação traz realizações como essa, parabéns minha Filha Giorgia.