domingo, 31 de julho de 2011

Sobre Salvador

A nosso passeio a Salvador suscitou algumas constatações que irei enumerar para ficar mais didático, porque será?
É uma cidade que apresenta todas as infra estruturas e mazelas de qualquer metrópole: trânsito intenso, com uma frota de carros novos, isso chamou muita a atenção; necessidade de passarelas e de um policiamento ostensivo, estão presentes, mas não comprometidos.
Conversar com taxistas é a melhor maneira de realizar leitura de conjuntura, e todos foram unânimes em afirmar , que no tempo de Antonio Carlos Magalhães as “coisas” funcionavam, havia respeito e progresso.
A preocupação com a violência que assola a cidade ficou clara na fala dos guias e taxistas: “não se afastem do grupo, nem se aventurem por lugares ermos, ou seja, turista, cuidado!”. Isso nos deixou um pouco desconfortáveis para explorar sozinhos a cidade, no começo achávamos ser uma jogada da empresa de turismo que nos conduziu, depois constatamos ser uma preocupação das pessoas que vivem do turismo e querem que a imagem da cidade seja boa.
O senhor, muito simpático que nos levou ao aeroporto na volta, atribuiu as drogas, festas de pagode e fácil acesso a armas ao índice de 28 assassinatos por final de semana, e também gravidez precoce e crianças abandonadas.
O Centro Histórico está precisando de mais restaurações e cuidado, afinal é um patrimônio cultural da humanidade, existe uma grande quantidade de prédios abandonados e depredados dando a paisagem um aspecto de “espanto”.
O estádio, em obras, para os jogos da Copa e um dos mais adiantados do Brasil, não que isso me anime, tenho uma opinião bem ácida sobre o assunto que não vale registrar agora.
A comida típica é gostosa e o atendimento ágil me surpreendeu, não tinha boas recordações.
Uma rede de hotéis com localizações privilegiadas, vistas lindas, mas pouco ou nada de areia, impossibilitando o banho.
Levamos um vento frio, que nos acompanhou a semana toda e segundo os funcionários do hotel, uma exceção, assim a água estava fria e tomar banho de sol nem pensar, ainda bem que não era nosso objetivo.
Foi uma viagem ótima, minhas filhas levarão em suas memórias emocionais e culturais mais esse pedacinho do nosso país, que é lindo, e acreditamos que antes de se aventurar pelo mundo afora devemos conhecer o nosso espaço, para realizar comparações, relações e assim valorizar, criticar com argumentos sólidos.
Recomendo, conheça Salvador, marco indiscutível da história e cultura nacional.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Passeio de escuna

A Baia de Todos os Santos é rica em pontos aprazíveis para um passeio de escuna.
Após 1 hora e 30 minutos chegamos a Ilha dos Frades, colonizada por frades franciscanos que tinham por objetivo catequizar os índios Tupinambás. Hoje possui uma população de dois mil habitantes e está se estruturando para receber os turistas.
A Ilha de Itaparica, a maior ilha de baia, possui uma população de setenta mil habitantes. Almoçamos em um restaurante típico de culinária regional, numa praia quase deserta.
Navegar por três horas e quarenta minutos foi bem interessante, ouvimos um grupo local cantar pagode e samba boa parte do trajeto, essa vez não interagi, as meninas bem que esperavam essa reação, fica para a próxima.
Tomamos banho de chuva na volta da Ilha dos Frades, até chegar na escuna e na chegada em Salvador, digamos que foi uma novidade, pois não aprecio tal situação, claro que não tínhamos escolha.
Estamos no inverno e aqui em Salvador venta muito e é um vento frio, principalmente a noite. Sair sem casaco impossível e hoje se não fosse uma pashmina para cobrir meus ombros teria morrido de frio após a chuva, pode?
Amanhã retornaremos para casa, as férias de verão já estão sendo gestadas e serão o combustível para terminarmos o semestre com muito ânimo, trabalha-se muito, mas existem compensações e viajar é uma delas.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Litoral da Bahia

Nosso destino de hoje foi um passeio com vista panorâmica de Salvador com destaque para as praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã.
Fizemos uma parada breve na Lagoa do Abaeté ( ponto turístico famoso nas composições dos artistas baianos). Vinícius de Moraes que morou por nove anos compôs “ Fim de tarde em Itapuã”.
Seguimos pela Estrada do Coco, Litoral Norte da Bahia, até a Praia do Forte. Fizemos uma visita ao Projeto Tamar ( base de proteção às tartarugas marinhas) e tempo para passear pelo antigo vilarejo de pescadores, hoje conjunto de lojas de dar vontade de passar férias, teria muita diversão.
A praia de Guarajuba é de águas limpas, muitos coqueiros e casas lindas, um excelente lugar para conhecer.
É incrível como em 48 horas é possível conhecer tanto, claro que contamos com receptivo e guia, otimizando tempo e nos instruindo pelo percurso.
Amanhã é o último dia e ainda não decidimos o roteiro.
Até!

Salvador - BA

Domingo, dia 24/07, saímos de POA ao meio dia com uma temperatura de 9º e realizamos escala no RJ de uma hora e trinta minutos, foi interessante perceber como as roupas de inverno chamavam atenção, a temperatura estava em torno de 22 graus lá fora.
Chegamos no aeroporto às 17 horas, num município da grande Salvador chamado Lauro de Freitas distante uma hora do nosso hotel. No trajeto já foi possível fazer algumas observações quanto a urbanização da cidade.
A noite chegou conosco, chovia e no trajeto recebemos muitas informações do motorista do táxi que justificou o uso de rota alternativa devido ao jogo local estar congestinando a rota usual.
Ontem de manhã realizamos um city tour pela cidade e a tarde no Centro Histórico. O Farol da Barra proporciona uma vista linda, o museu náutico no seu interior conta com artefatos de navios naufragados, mapas,cartas náuticas e instrumentos antigos de navegação. No Pelourinho visitamos o Museu da Santa Casa de Misericórdia que reúne móveis seculares e uma mostra de enfermaria de época. A Igreja de São Francisco de Assis é a mais linda que já conheci. Na Igreja do Senhor do Bom Fim, agradecimentos e pedido de saúde os mesmos na Igreja de São Lázaro que estava sendo comemorado hoje.
Nosso grupo era multicultural, havia brasileiros de vários estados, argentinos de várias regiões e uma australiana, que conversou com as minhas filhas pois as duas falam fluentemente inglês e essa interação muito me orgulhou pois vi na prática o investimento na língua inglesa por tantos anos.
Quanto a situação social de Salvador muitas pessoas em situação de rua e os contrastes são gritantes, justifica Irmã Dulce ter sido beatificada por cuidar a vida toda dos pobres dessa cidade, por outro lado o povo é acolhedor o correspondendo o slogan “Sorria você está na Bahia”.

sábado, 23 de julho de 2011

Enfim, férias

Irei insistir na opinião de que somente uma semana de férias aos professores é insuficiente, é comprovado cientificamente que uma semana o organismo leva para desacelerar e na segunda começa a descansar.
Nosso sistema público educacional vale-se somente de informações que lhes interessam e lá vai uma semana de extenuante “Formação Continuada”, que possui real importância, mas da forma que é realizada parece que é para “cumprir carnê”. Não estou azeda, mas confesso que fiquei cansada.
Acreditam os gestores públicos que a qualidade da Educação irá melhorar com professores cansados, mal remunerados e com pouco tempo para o ócio produtivo?
É interessante que trazem leituras fundamentadas por doutores renomados, em que dão mil receitas para ensinar a todos os alunos, partindo do pressuposto de se conhecer os alunos, será que eles escrevem para professores com salas lotadas, sem estrutura física adequada, mal remunerados, etc.?
Mas aprendi um conceito curioso nisso tudo “estranhamento familiar” que seria a constante investigação que devemos fazer ao nosso “fazer pedagógico”, pensar, repensar, mudar e se desafiar constantemente, já estou colocando em prática com esse escrito.
Bem, agora irei me preparar para viajar porque uma semana passa rápido e esperei ansiosamente por esse tempo para mim e minha família.
Até a volta!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amizade

Amizade é um sentimento muito estranho...
Às vezes gostamos das pessoas e não demonstramos o quanto são importantes para nós, outras são tão importantes, mas permitidos que se afastem fisicamente e até emocionalmente.
Outras pessoas são do nosso convívio diário, poderiam ser realmente amigas, somos nós ou são elas que não abrem espaço para que tal comunhão aconteça?
E o tempo vai passando, convivemos com muitas pessoas, mas são nos momentos difíceis que realmente constatamos quem tem sentimento de amizade por nós e é uma descoberta tão importante que nos energiza, nos enternece e nos faz acreditar nesse sentimento idealizado e até banalizado, mas que na verdade é o que justifica a nossa passagem por esse mundo, isto é, o que transmitimos para o outro.
Penso nas pessoas que já fizeram parte da minha vida, seja em Esmeralda, no tempo do internato no Bom Conselho, na Faculdade e nos trabalhos e resgato os sentimentos que me despertavam o que me ensinaram o que posso ter ensinado e sinto gratidão. Esse sentimento tem me acompanhado nos últimos tempos em relação a algumas pessoas que se mostraram tão companheiras, foram ombro, conselho e companhia, seja no olhar, nas perguntas diárias, nas dicas, acho que é isso que fundamenta uma existência, a capacidade de se colocar no lugar do outro e fazê-lo sentir que não está só.
Eu queria na verdade fazer um agradecimento a todas as pessoas que partilham e compartilham essa existência comigo, umas mais próximas, outras mais distantes, mas algumas do seu jeito bem especial marcam e são imprescindíveis para mim, meus amigos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Só aprende quem tem amanhã".

Júlio Cesar Furtado é doutor em Ciências da Educação, Pedagogo, Psicólogo, Professor e seu artigo “Entender como se Aprende para aprender como se Ensina” fundamentou a Formação Continuada esta tarde no IMD.
Abaixo algumas idéias que valem uma reflexão:
- A aprendizagem é um processo interno que precisa de tempo para maturação (não ensinamos a todos os alunos ao mesmo tempo e nem com as mesmas metodologias, assim como devemos oferecer avaliações diferenciadas).
- Aprender envolve as pessoas em todas as suas dimensões: afetiva, cognitiva e psicossocial;
- Aprender coloca em risco a identidade da pessoa que aprende e provoca medo e resistência;
- A ação motivadora e instigadora do professor é fundamental para impulsionar a “coragem de aprender”.
Muitas outras provocações são colocas nesse artigo que sugiro ser lido na íntegra, essa mostrinha é só para apontar o que fazemos quando estamos estudando.
“Só aprende quem tem amanhã. Aprender é um sonho de quem tem esperança”.
Amanhã tem mais, ou melhor, a semana inteira é de estudo e reabastecimento para o próximo semestre.
Aguarde!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os múltiplos olhares da Web 2.0

A globalização caracteriza-se por fluxos de capitais, informações e pessoas viabilizados pelo avanço nos transportes e nas comunicações. Ciente desse conceito é possível entender o espaço ocupado pela internet na sociedade contemporânea.
Crianças, jovens e adultos amanhecem e anoitecem conectados e quem não adere a esse sistema é considerado um excluído digital, consequentemente será desqualificado para o mercado de trabalho e até o ambiente familiar utiliza-se do MSN e skype para “estar” com seus membros residentes à distância. Já o Orkut e o facebook são vitrines onde se divulga usos, costumes, conceitos e se intensifica relações. Os blogs e o twitter são espaços para opinião. A linguagem da internet já faz parte da nossa vida quando verbalizamos vou deletar tal pessoa da minha vida, por exemplo.
São tantas as possibilidades oferecidas pela tecnologia da informação que em duas décadas tomou um espaço prioritário na vida humana, isto é, de uma parcela da população mundial. Mas será que estamos tendo relações mais humanas? Estamos distantes dos próximos e próximos dos desconhecidos? Estamos através dessa ferramenta educacional mais inteligentes ou superficiais com tanta informação?
Acredito ser um caminho sem volta, cada dia aparece uma nova ferramenta, rede social e possibilidade de interagir virtualmente. Há ganhos e perdas, exige cautela e reflexão sobre o uso do tempo disponibilizado, principalmente com os “amigos” virtuais, com a exposição demasiada seja física e ou emocional, pois o cyber espaço é como palavras ao vento, não tem como recolhê-las.
Ainda prefiro um bom livro, uma conversa presencial e o telefone, a voz revela muito do estado emocional da pessoa, assim não dá para ocultar sentimentos, havendo possibilidade de intervir positivamente.
Como tudo nesse blog são opiniões pessoais, desabafos, relatos, uma forma de pensar e registrar, um diário, quem sabe, não tenho formação acadêmica para opinar com respaldo sobre TICs, mas sinto-me a vontade em provocar reflexão.
Bom final de semana!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sábado em POA

Dia 09/07/11, às 3 horas da manhã nós professores e a equipe diretiva do IMD viajamos para POA onde participamos de uma atualização promovida pelo Sistema Positivo de Ensino de Curitiba. Foram dois turnos de oficinas, a minha era sobre o uso de tecnologias em sala de aula. Não houve um debate sobre prós e contras do uso das redes sociais no ensino e nem a instrumentalização de como fazê-lo, sim uma sensibilização através de vídeos rápidos e da construção de um twitter coletivo. Receberemos a certificação via internet bem como temos a possibilidade de curso on-line com certificação de horas para agregarmos no currículo, uma ótima oportunidade de estudar sem deslocamentos e custo.
Almoçamos no Barra Shopping, as vitrines me chamavam mas o tempo era curto, senti não ter desfrutado da livraria Saraiva, fica para a próxima. Na volta muita cantoria, é sempre bom estar com os colegas.
Quanto ao mundo virtual é um caminho sem volta, cada dia aparece uma nova ferramenta, rede social e possibilidade de interagir. Precisamos estar atentos para não descuidarmos das relações presenciais, de otimizar nosso tempo, aprender sobre bases sólidas e para Moran o grande desafio é “ ... comunicarmos, a ensinar e aprender, a integrar o humano e o tecnológico, a integrar o individual, o grupal e o social.”

domingo, 3 de julho de 2011

" O velho e o mar"

Estou tão relaxada que não encontro assunto para escrever, nada chama a minha atenção a ponto de me fazer opinar e ou relatar. Acho que é proximidade das férias, são tão breves que se não desacelerarmos antes não haverá descanso. Penso que em julho deveríamos ter no mínimo duas semanas de férias, isto é, nos professores. Já foi comprovado que uma semana é só para acalmarmos o passo e a outra é a do merecido descanso. Adoro a minha profissão, isso já está sacramentado, mas as férias de julho e a correção gratuita de provas em casa a cada dia ficam mais difíceis de digerir. Não conheço nenhuma outra profissão que se trabalhe tanto em casa e de graça, pois não me venham dizer que o que ganhamos por hora aula pague o trabalho domiciliar, não paga nem o presencial, infelizmente procuro semear o otimismo, mas há situações que é impossível calar como o fator previdenciário nas aposentadorias que ousam classificar com especiais mas que a defasagem salarial não possibilita aproveitar o benefício mesmo já cumprido o tempo de serviço como o magistério.

Assisti um filme clássico “O velho e o mar” adaptado do livro de Ernest Hemingway,de 1952, que possibilita uma boa reflexão sobre o indomável espírito humano.
“A essência da história é a luta constante do homem contra a natureza, disputando sua sobrevivência, com destaque para a importância não só da experiência, mas também da sorte e da perseverança. O filme também pode ser interpretado com uma simbolização da luta de um homem simples que obtém o sucesso (o peixe) através de muita luta e passa a ser perseguido e atacado pelos donos do poder (os tubarões).”
Tenha uma iluminada semana! A minha começa com 270 provas para corrigir,quem mandou eu não estudar, hahaha.