segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ponto de Mutação, o filme

Fritjof Capra, físico, um dos maiores pensadores da atualidade reflete sobre a sociedade contemporânea a partir de um paradigma holístico da ciência e do espírito num livro que virou filme em 1990. Ontem tive a oportunidade de assistir e indico.
Uma física, um candidato a presidência dos EUA e um poeta se encontram e conversam sobre ecologia, guerras, política e filosofias alternativas para o século XXI.

“ No filme, no momento em que a política totalmente perdida não encontra um caminho para a preservação do planeta; no instante em que a confusa ciência não encontra solução em seus teoremas, e a física quântica timidamente tenta ajustar o ponteiro de sua bússola; a poesia vem, talvez não para esclarecer, mas para nos consolar e sugerir humildade diante das dimensões labirínticas do Universo.”

O que uma lagosta tece lá embaixo com seus pés dourados?
Respondo que o oceano sabe.
Por quem a medusa espera em sua veste transparente?
Está esperando pelo tempo, como tu.
Quem as algas apertam em teus braços? Perguntas mais firme que uma hora e um mar certos?
Eu sei perguntas sobre a presa branca do narval e eu respondo contando como o unicórnio do mar, arpado, morre.
Perguntas sobre as plumas do rei-pescador que vibram nas puras primaveras dos mares do sul.
Quero te contar que o oceano sabe isto: que a vida, em seus estojos de jóias, é infinita como a areia incontável, pura; e o tempo, entre uvas cor de sangue tornou a pedra lisa encheu a água-viva de luz, desfez o seu nó, soltou seus fios musicais de uma cornicópia feita de infinita madrepérola.
Sou só uma rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão e de dedos habituados à longitude do tímido globo de uma laranja. Caminho como tu, investigando as estrelas sem fim e em minha rede, durante a noite, acordo nu. A única coisa capturada é um peixe dentro do vento.
Pablo Neruda

domingo, 19 de junho de 2011

A busca da felicidade

“...a felicidade é como pluma que o vento vai levando devagar, voa tão leve, mas tem a vida breve, precisa que haja vento para levar”, assim Vinícius de Moraes define a felicidade que foi o tema da palestra proferida pelo psiquiatra Cláudio Wagner, sábado, dia 11/06 no Integrado.
Para Dalai Lama o propósito da vida é ser feliz, mas como conseguir tal estado?
Alguns elementos foram elencados como decisivos para que as pessoas em maior ou menor grau experimentem a felicidade:
- Personalidade: a extroversão alimenta a autoestima.
- Otimismo: protege do agravamento de determinadas doenças.
- Resiliência: capacidade de sair fortalecido de situações adversas.
- Gratidão: humildade diante da vida.
- Afetos positivos: a mente exerce maior influência para a paz.
Não são os fatos em si que nos tornam mais ou menos felizes, mas a maneira como interpretamos e enfrentamos esses fatos e a vida.
O amor e a compaixão no cuidado com os outros, a solidariedade e o estímulo da criatividade são fatores que ajudam na construção da felicidade.
Obrigada a todas as pessoas que do seu jeito foram solidárias conosco nos últimos dias, pude sentir cuidado e felicidade por tanto carinho. Fiquem na proteção de Deus!
Boa semana!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cuidar, cuidado e felicidade

Sempre que tem Formação Continuada em alguma das escolas que trabalho faço o impossível para participar, aprendo sempre, me realimento e através da reflexão tento alicerçar meu suporte teórico de conhecimento e principalmente exercitar práticas diárias de viver com qualidade e significado.
Sábado, no Integrado, participei de duas palestras, uma com a colega Sandra do Curso Técnico em Enfermagem sobre “ Cuidar” e outra com o Dr. Claudio Wagner, psiquiatra e também professor da UPF sobre “ A busca da felicidade”. Se ambos tivessem combinado suas falas não teriam sido tão afinadas e apropriadas para o momento em que estou vivendo. Em função do tempo sistematizei a palestra sobre “Cuidar”.

“...cuidado é uma necessidade do ser humano, é o que torna a vida relevante e de valor.”
A sociedade contemporânea é fator de risco para a saúde quando coloca as nossas emoções em prova o tempo todo, como se não pudéssemos ser frágeis em algum momento de nossas vidas.

Algumas dicas para equilibrar o nosso dia a dia:
- Compreender o valor da vida e de cada pessoa;
- valorizar o tempo em nossa vida;
- Cuidar da alma através da espiritualidade;
- Não se preocupar só com lucros e ganhos;
- Serenidade: pensar antes de agir, aceitar imperfeições e ser flexível;
- Humanidade: praticar a simplicidade e a humildade;
- Agradecer;
- Ser educado, ter lazer e amigos bem humorados;
- Manifestar os sentimentos – “ é preciso chorar para fazer florir”.
- Cultivar o amor – “ Quem de dentro de si não sai é incapaz de amar alguém”( Vinícius de Moraes);
- Valorizar as pequenas e grandes coisas da vida;
- Viver o agora;
“Amor, trabalho e conhecimento são três fontes de felicidade.”

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Impermanência

Quando a gente pensa que acabou é que tudo começou, refiro-me aos acontecimentos dos últimos dias. Primeiro a Mamãe submete-se a uma cirurgia no final do trimestre das escolas estaduais e haja logística para deixar tudo pronto, lá vão três noites de hospital e uma semana de cuidados e algumas adequações para atender a todas as demandas, ou seja, atendê-la e trabalhar ao mesmo tempo.
Quando parecia que tudo ia voltar ao normal, meu marido (companheiro, referencial de ser humano e alicerce da nossa vida) fica doente, vai para o hospital, fica quatro dias e ganha um diagnóstico que faz nos lembrar de como não somos nada, de como a qualquer hora algo pode acontecer a fazer tudo possuir outro sentido.
Hoje depois do susto passado, de pensar uma nova forma de levar a vida, depois de ver a possibilidade iminente de perder o chão que se pisa, a vida não será mais a mesma, terei de agir diferente. Nunca senti tanto medo na minha vida, como na segunda à noite quando o Deozinho teve uma convulsão. Medo de perder meu companheiro, meu norte, meu incentivador incondicional, medo muito medo.
Acho-me até espiritualizada, sei que estamos aqui para superar muitos desafios, crescer, amadurecer e que as perdas fazem parte do processo, mas juro não estou pronta para ficar sem meu AMOR.
Recebi muitas demonstrações de carinho de gestores e colegas que serão lembradas para sempre, como um telefonema ou uma mensagem no celular pode ser tão alentador? Como é fácil fazer uma pessoa se sentir importante e querida, fica a dica, sempre que puder não deixe de dar apoio e demonstrar carinho, acredito que a solidariedade é o que nos torna mais humanos. Obrigada a todos!
É interessante observar como tudo perde o sentido quando o que temos de mais importante depende de nós, quantas vezes fui trabalhar doente, preocupada, mas encontrei forças para tal. Essa semana poderia ser demitida de todos os lugares que não arredaria o pé daquele hospital, nada me tiraria lá de dentro...
O filósofo Sêneca dizia: “ pessoa sábia é aquela que aprende a aceitar a impermanência como parte da vida, sem sofrer inutilmente por isso.” É uma lição a ser aprendida.