sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rendição

Ano passado eu achava que estava trabalhando demais, não sabia eu como é possível trabalhar muito mais.
Essa semana foi de provas trimestrais no CTBM, isto quer dizer 150 provas para corrigir, com trezentas questões dissertativas, mais 120 provas do AXO e o fechamento do trimestre nessas duas escolas.
Registro para não esquecer porque estou com dor de cabeça e nas costas a semana toda, para lembrar os propósitos que havia feito no final do ano passado e para me convencer que preciso tomar uma decisão...
Escrevo para não perder um prazer que até pouco me acompanhava e que agora diante de tantas demandas não encontra espaço para fluir.
“Rendição é minha maior dificuldade. Eu me exijo desumanamente. Tenho a impressão de que se não tiver uma vida bem fundamentada ela vai se esfarelar em minhas mãos. Sou garimpeira, quero sempre cavoucar a razão de tudo, não consigo dar dois passos sem rumo determinado.”
Esse trecho é do livro Divã, que reli essa semana e muito bem traduz o meu atual sentimento.

sábado, 7 de maio de 2011

Ser Mãe

Ser Mãe é dobrar e desdobrar fibra e coração...
Ser Mãe é ser anjo debruçado sobre berço dormindo...
Ser Mãe é ser força e delicadeza equilibrando a torrente da vida...
Ser Mãe é ter um navio, ancorado no porto do amor. (IMD)
Esse pensamento sintetiza o meu sentimento.
Hoje de manhã no CTBM no café em homenagem ao Dia das Mães recebi uma distinção inesquecível da Turma 201, a qual sou conselheira, e agradeço a todos por tanto carinho, realmente todos poderiam ser meus filhos e é nesse fundamento que assim os chamo.
São 520 filhos de Mães maravilhosas que gostaria de reverenciar também nesse momento, eles fazem parte do meu cotidiano e são especiais, cada um do seu jeito e eu teimosamente tento chamá-los pelo nome, às vezes erro ou confundo, mas a intenção é de fazê-los sentirem-se importantes e especiais.
Obrigada Giulia e Giorgia por me proporcionarem essa condição tão ímpar que é ser MÃE.
Obrigada Mamãe por estar sempre me lembrando com seu agir o que é ser Mãe.
Feliz dia das Mães as minhas Amigas, Colegas e mães dos meus alunos, que a graça e bondade de Deus sempre as acompanhem.
Amém.

domingo, 1 de maio de 2011

Por esses dias

Para manter a minha tradição trabalhei muito no dia de hoje. Tem sido dias de muito trabalho e de muita satisfação também, se conselho fosse bom seria vendido e não dado, mas mesmo assim oriento a meus alunos que procurem profissões que lhes realizem muito para aliar obrigação e necessidade com prazer. Sinto-me assim.
A Páscoa transcorreu tranqüila, não viajei e até trabalhei um pouco demais, pois contabilizo 520 alunos, distribuídos em quatro escolas com onze planejamentos semanais diferentes estamos no final de bimestre em duas delas, portanto, muitas provas para corrigir e fechamentos para fazer, não é nenhuma novidade para quem me acompanha nesse blog, mas vou confessar que até me espanto com a disciplina e organização que trabalho para manter tudo a contento. Hoje estou cansada...
Ontem participei do Conselho de Classe no IMD e saí com o sentimento de sempre, como é bom trabalhar com pessoas competentes e comprometidas, aprendo e sou desafiada constantemente e esse combustível é indispensável na minha formação docente. Se tivesse que optar por sair de alguma das minhas escolas por qual motivo fosse, sinceramente não saberia escolher, todas acrescentam e me constroem positivamente e assim fiquei triste por não ter podido participar da Formação Continuada no AXO que praticamente todos os sábados irão coincidir com atividades no CTBM...assim como não poderei participar do Colegiado do Integrado por ser no dia em que estou no CTBM, sinceramente essas situações me desgastam um pouco pois gostaria de estar presente em todos os lugares.
Mas para não parecer que só trabalho sexta-feira estive numa janta com colegas de trabalho do meu marido e foi muito bom. Ontem saímos jantar com amigos e me diverti muito.
Amanhã começa mais uma semana de trabalho com 150 provas do CTBM para corrigir, faz parte, mas na terça-feira irei jantar com amigas e me abastecer de outros assuntos que irão me tirar desse cotidiano extenuante.
Na verdade estou escrevendo para não perder o hábito de investigar meus sentimentos e finalizo com um pensamento de Mahatma Gandhi: “ Estou convencido das minhas próprias limitações – e esta convicção é minha força”.
Tenha uma semana iluminada!