quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Outra dica

Respire fundo. Desencane. Perca seu tempo com você! É uma responsabilidade enorme desconectar-se, eu sei. Mas a vida é prá quem tem coragem. Coragem de arriscar. Cuidado em saber a hora certa de parar. Difícil. Pode ser. É um exercício diário que exige confiança e um amor incondicional por tudo o que somos e acreditamos. Uma aceitação su...ave dos próprios defeitos, um rir de si mesmo, um desaprender contínuo, um aprender sem fim sobre o que queremos da vida.Não importa se tudo parecer errado e o mundo virar a cara prá você. Esqueça. Se esqueça. Hora de perdoar. RENASÇA. Eu sei pouca coisa da vida, mas uma frase eu sigo à risca: é preciso respeitar o próprio tempo. E eu respeito! Acredito no que diz o silêncio na hora em que a mente cala. E meu silêncio - que não é mudo e também escreve - dita com voz desafiante: confie em si mesma.Quebre a rigidez. Ouse. Brinque. Viva com mais leveza. E - por favor - desligue-se. Só assim você vai transformar vida em letra e letra em vida. E ter coragem e fôlego pra ser VOCÊ, no momento em que o mundo te atropelar sem licença e disser: CHEGOU A HORA!
(Fernanda Mello)

Obrigada Vanesca(cunhada, quase irmã)por acompanhar meus desabafos, entender meus sentimentos, incentivar minha válvula de escape que é escrever e principalmente por somar única e tão positivamente em nossas vidas. Que 2011 traga tudo o que é de melhor, Você merece!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Reinventar-se em 2011

Reinventar-se é a dica para 2011, por quê? A princípio a vida seguirá seu rumo, cabe a nós tomarmos alguma atitude para mudar o que não está bem. Essa expectativa de ano novo, como se tudo o que nos incomoda desaparecesse é uma ilusão. Com o livre arbítrio que nos é inerente é que construiremos um ano de 2011 com mais saúde, amor e paz, são opções individuais.
As nossas atitudes em relação ao dia a dia é que farão a diferença, as demandas estarão lá, nós é que iremos intervir nas situações de maneira diferente para ter um resultado diferente.Seria mais fácil podermos delegar para os outros a responsabilidade pela condução da vida e é assustador quando temos a certeza que somos os protagonistas desse espetáculo que é viver o que escolhemos para nós, muitas vezes usamos de desculpas e escudos para não assumirmos as nossas escolhas , que bom quando tínhamos a ilusão de um provedor mágico para as nossas necessidades, era mais fácil.
Crescer e amadurecer dói, cada opção constitui uma renúncia, e esta precisa ser bem elaborada para não virar frustração que causa doenças e que leva embora a nossa paz. E o amor? Não são esses os maiores desejos: saúde, paz e amor? Seria a resposta para todas as perguntas?
Havia programado para essa semana arrumações de gavetas, guarda roupa, armários, não consegui, sei que isso é muito mais que limpar, é resignificar necessidades, é fazer balanço, é se deparar com mudança. Estou travada, acordo tarde e sem vontade de caminhar, tomar sol, arrumar, cozinhar, brincar de casinha porque na verdade coloquei essas necessidades para otimizar o tempo, por outro lado, porque estar sempre fazendo algo? Porque não se dar ao luxo de não fazer nada ou somente o que dá prazer como ler e escrever? Começou a primeira mudança, me permitir somente ser...
Essa é semana para refletir o ano que passou a programar o próximo, não esperando mudanças mágicas, só aquelas que ousarmos fazer dentro de nós.
Que venha 2011 e que possamos avançar na arte de viver com significado, com leveza, no aqui e no agora sem deixarmos para depois o que realmente nos conecta com a nossa essência.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Formaturas

Entre o término das atividades letivas e o Natal houve um curto espaço de tempo em que não foi possível escrever, somente hoje consegui parar para relatar eventos tão importantes.
Dia 13/12, no AXO, ocorreu a Formatura dos Terceiros anos e para minha surpresa fui convidada para ser a amiga da Turma 302. Foi uma cerimônia bonita, alguns alunos foram homenageados, pois estão na escola desde a pré-escola e, portanto foram meus alunos na quarta e quinta série e hoje alguns já estão aprovados no vestibular e irão iniciar uma nova etapa na faculdade, fiquei emocionada e lembrei deles pré-adolescentes...
Dia 20/12, passei em cólicas, pois pela primeira vez seria paraninfa no Integrado. Imaginava como seria discursar naquela sala do Centro de Eventos lotada como sempre e principalmente pela expectativa da Turma 321 em relação a minha fala. Foi uma experiência inesquecível, serei sempre grata a Eles pela oportunidade de experenciar emoções tão diversas. Eles estavam lindos e eu presa ao protocolo a ponto de não ter tido a oportunidade de tirar uma foto com a Turma o que muito me entristeceu, mas toda a primeira vez tem seus percalços.
Dia 21/12 participei no IMD como professora e pude aproveitar com mais tranquilidade, mas não com menos emoção, gostei da fala dos alunos quando se lembraram do meu ensaio para o rap, eles como meus professores.
Somente no dia 23/12 às 16 horas é que o ano letivo de 2010 acabou para mim no Conselho de Classe da EENAV.
Ainda pretendo fazer um balanço, mais já comecei a semana com arrumações domésticas e diagnóstico médico reforçando que 2011 não poderá ser de tão estressante.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Então é Natal

Então é Natal... Mas qual é o sentido? Trânsito caótico, lojas e calçadas apinhadas de gente, todo mundo com muita pressa, caras fechadas,alguns desabafos de cansaço... Mas para quê?
Criou-se uma expectativa de comemoração baseada somente na compra de presentes e de gastronomia típica. O sentido do Natal é religioso, é comemorar o nascimento do maior revolucionário de todos os tempos, Jesus Cristo, o filho de Deus. A participação na missa de Natal é prerrogativa máxima para uma verdadeira comemoração de Natal.
Paremos alguns minutos para refletir o sentido desse momento e deixemos o Deus Menino nascer em nosso coração e que nossas ações revelem um compromisso com o bem comum e na construção de um mundo melhor.
Na verdade e de todo o meu coração desejo a Você e a sua Família um feliz e abençoado Natal, que ocorram manifestações externas, mas que nunca nos esqueçamos de renascer para o amor na construção de uma vida nova.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Quase

Não me lembro de um final de ano tão conturbado como este, irei com aulas até dia 22/12, pode?
Nessa semana no IMD, Integrado e AXO haverá provas de recuperação e na EENAV, aula normal.
Semana que vem, já na segunda feira, às 07h30min no AXO para Exame Final, às 09h00min no Integrado para Colegiado Final, aula na EENAV até as 16h00min e após Reunião Geral no IMD com confraternização que irei perder pela primeira vez em 14 anos para estar no evento do ano, a Formatura do Integrado, a qual serei a Paraninfa da Turma 321.
Na terça feira, 21/12, Conselho de Classe na EENAV à tarde e Formatura do Terceirão IMD no mesmo horário da primeira festa de Natal do Integrado, esse é um dos ônus de se trabalhar em tantas escolas, a formatura é a prioridade.
Na quarta feira, Conselhos de Classe no AXO e EENAV que tomará os três turnos.
E o que sobra para o Natal? Seja tempo para as compras, seja na preparação do espírito para a segunda festa mais importante dos Cristãos.
Quem sabe um dia, gestores e Governo se coloquem no lugar dos professores e organizem um calendário mais generoso e nas reuniões finais não deixem subentendido demandas para o próximo ano que possam gerar preocupação...
Somente hoje consegui arrumar a casa para o Natal, mesmo não tendo mais crianças, as Meninas não demonstrando interesse e não passar a Festa em casa resolvi ornamentar, pois parecia estar transgredindo algo, o fato de não arrumar o presépio e deixar a manjedoura a espera do Deus Menino. Agora posso dormir em paz!
Quanto aos presentes, uma lista tímida e uma logística para implementá-la, pois o objetivo são os gastos com as férias de verão.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Então

Tempo e inspiração para escrever nos últimos dias impossibilitou nova postagem, também diante do término do ano letivo nas escolas, centenas de provas e trabalhos para corrigir, médias para fechar, recuperações para preparar e como se fosse pouco, fiquei sem minha “Juju”, então, serviços domésticos nos intervalos de tanto trabalho, se não fosse o Déo para dividir comigo as tarefas acho que já teria pirado.
Mas nem tudo são agruras, o final de semana passado foi ótimo, uma viagem rápida a POA para festejar os 15 anos da filha de um grande amigo – que festa: original, aconchegante e bonita – foi o suficiente para tomar o fôlego necessário para a semana que passou. Quando criança tinha a fantasia de estar sendo filmada, hoje gostaria de filmar o dia a dia, o cumprimento de todos os prazos, a excelência em todas as atividades para assistir sempre que ousasse pensar que não sou capaz de algo. Inclusive, irei me presentear com uma jóia, um pingente para minha corrente, como símbolo de todas as conquistas de 2010, mas principalmente, para lembrar o que não quero mais em minha vida.
Na verdade, quando olho o meu blog e vejo os acessos, sinto necessidade de escrever e fico feliz por poder partilhar o dia a dia. Obrigada a Você que me estimula a continuar e desenvolver a capacidade de pensar virtual.