domingo, 30 de maio de 2010

Até que enfim um final de semana

As minhas férias foram MARAVILHOSAS e o início do ano com mudanças e desafios. De lá para cá, muito trabalho, disciplina, prazos para cumprir e exigências (mais internas do que externas). Não tinha tido, até então, um final de semana sem trabalhar no mínimo um turno.
Dia 28, meu Amor, completou meio século de existência, é uma data memorável e para Ele, um passeio na Serra é o presente perfeito.
Tudo conspirou para uma saída relaxante, o trimestre nas escolas estaduais fechado e a logística da próxima semana organizada. Havia uma importante reunião para participar, mas esse final de semana era da Família.
É impressionante como em poucas horas de mudança de ambiente é possível descansar tanto. O almoço no shopping em Caxias do Sul é tradicional, a festimalhas em Nova Petrópolis vale a pena, o hotel em Gramado com vista para o Vale do Quilombo muito bom, tomar chocolate quente na rua coberta, passear pelas ruas, comprar chocolate e comer muito.
Chegar em casa, rememorar os acontecimentos, curtir as compras e já planejar a próxima saída para as férias de julho é o combustível para os próximos meses.
Obrigada Senhor!

domingo, 16 de maio de 2010

O saber e o sabor

A etimologia das palavras saber e sabor é a mesma. Saber como as coisas funcionam, degustar a vida através da música, da arte, da literatura, assim como pensar a vida deveria ser o papel da educação e do educador.
O conteúdo é acessório, o essencial é o aluno e as interações com o professor, que com sua experiência e espírito crítico aguçado é o mediador e desperta o desejo de saber do aluno.
Saber como o aluno aprende e juntos aprender... Qual é o benefício que o aluno tira da presença do professor? Essa pergunta deveria permear todas as nossas aulas...
Essas e muitas outras foram as provocações de grandes pensadores em educação num vídeo assistido ontem pela manhã na EENAV num momento de Formação Continuada com a presença do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional da CRE) para sensibilizar o grupo de professores sobre a importância de aprender e utilizar as novas mídias em sala de aula.
Saí realizada como sempre, pois adoro aprender, mas pensando como seria importante se pudéssemos trabalhar menos e ter mais tempo para planejar e também se o Estado dispusesse de monitores nos laboratórios de informática nas escolas, pois não adianta os recursos sem apoio técnico.
Tarde e noite também tiveram atividades em outras duas escolas, alusivas ao dia das Mães, não pude me fazer presente, tinha cinco turmas de provas para corrigir e médias para fechar, esse é o ônus de se trabalhar em tantos lugares... a prioridade sempre será o trabalho de sala de aula.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Um ano se passou

Parece que foi ontem que recebemos a notícia que o João Renato estava para nascer, estávamos em viagem quando do comunicado e vê-lo ali, nos braços da médica, tão frágil era a vida operando seus milagres. Era o meu sobrinho e afilhado chegando ao mundo numa noite de outono.
Uma criança anima, alegra, movimenta e enche de energia uma família. Cada fase uma conquista a ser celebrada.
O Joãozinho tem uma personalidade forte e envolvente, é sapeca e está descobrindo o mundo, joga beijos, abana, pronuncia sílabas, gosta de carros e de dirigir.
Dois episódios serão inesquecíveis nessa fase, o dia em que do jeito dele me “ botou a boca” e da despedida da janela do seu quarto com a dignidade de um estadista.
Desejo-lhe a proteção de Deus, do divino Espírito Santo e muita luz no seu caminho. Que Ele seja tão feliz quanto nós somos com a sua existência.

domingo, 9 de maio de 2010

Ser Mãe

É uma vocação, mas como saber,sem ser?
É uma missão, e que Missão...
É uma grande responsabilidade...
É uma construção diária e para sempre,isto é,transformar seres em humanos,éticos e comprometidos com a sua vida, com a vida do outro e com o planeta.
Cada filho encerra em si características únicas e intransferíveis, positivas e negativas, que nos alegram e entristecem, afinal são humanos.
Como ser mãe igual(e a cobrança é grande, até dos adultos) de seres ímpares?
A abordagem para cada filho é uma bem diferente da outra,o limite,o tipo de carinho e as exigências também. Eles vivem fazendo comparações e solicitando igualdade, não sabem eles, a logística de ser Mãe.
Hoje vivo uma nova fase, como todas as outras e as que virão, mas estou adorando essa... paixões, namoros,sonhos para o futuro e a forma como cada uma se administra e conduz sua vida.
Minhas filhas foram educadas a partir do princípio “com asas e raízes”, para voarem quando se sentirem prontas, para serem autônomas, fortes, batalhadoras, isto é, mulheres do século XXI, que só devem a si mesmas explicações do porquê não fizeram mais e diferente.
Sou grata a Deus por ter me permitido essa experiência, mas peço todo dia muita força e luz...
Sou grata a minha MÃE, por estar comigo nessa jornada, me inspirando e ajudando nessa construção.
Sou grata as minhas filhas, razão diária e para sempre do meu viver. MARAVILHOSAS!
E a todas as mulheres que convivo, que admiro e que me ensinam, através de seus exemplos a SER MÃE.

sábado, 1 de maio de 2010

Conselheira da Turma 63

Não ter verdades pré- estabelecidas e respostas para tudo tem sido a maior lição de 2010 até agora. Explico, quando verbalizava que não trabalharia mais com Ensino Fundamental tinha como uma decisão irrefutável e hoje diante da inusitada experiência sinto tanta satisfação que preciso expressar.
Foi um recomeço assustador e estimulante, cheguei muitas vezes pensar que não daria conta e hoje conselheira escolhida pela turma mais difícil me permitiu uma série de observações, mas a mais importante delas é que quando se acredita no que se faz e se dedica aparecem os resultados, chegou um momento que pensei que tudo que havia lido e estudado sobre educação não tinha valido para nada, pois não estava conseguindo colocar em prática, mas fui insistindo e como um passe de mágica tudo se harmonizou, isto é, consegui instituir meu padrão de hábitos, atitudes e aprendizagem, não está perfeito porque isso não existe, mas muito próximo de uma qualidade que acredito ser a desejada.
Estou muito feliz com as surpresas que a vida me reservou e grata por me superar a cada dia e como um vício, estar mais apaixonada pela minha profissão e principalmente pela razão de tudo, os meus ALUNOS.