domingo, 25 de abril de 2010

Final de Bimestre

No feriado, uma manhã de correção de provas e uma pequena viagem à tarde, estar junto da família, nem a chuva e o trânsito intenso impediram momento tão prazeroso, lembrei com saudades da Vó Adail e seu tradicional café da tarde quando a minha sogra serviu aquela mesa com tanto carinho.
Final de semana chuvoso, Conselho de Classe no IMD durante a manhã, despedida no Memorial da Paz do pai de amiga querida e a noite um baile no Comercial para sair da rotina, apreciar uma comida deliciosa e dançar, como é bom dançar.
Hoje reservei o dia para descansar, somente a leitura dos jornais e da Veja me conectaram com o mundo, pois não precisar sair de casa é tudo de bom.
Essa semana terei provas em três escolas, a correção tomará todo o meu tempo livre e o final de semana também, ainda bem que gosto da tarefa, muito se conhece dos alunos em seus escritos, visto que as questões subjetivas predominam em minhas provas, trabalho para mim mas o aluno tem a possibilidade de demonstrar maior construção de conhecimento através da sua argumentação.
E o mês de abril está indo, um bimestre acabando e graças a Deus estou conseguindo dar conta do meu tubarão, com muita organização e disciplina(características que são observadas pelos alunos e que me identificam) e com o mínimo de custos, espero que assim continue, pois o que diferencia as pessoas e as suas performances na vida é fazer o que se gosta e acreditar na causa que valida a sua existência no meu caso a Educação.

domingo, 18 de abril de 2010

Nunca diga nunca

A vida realmente é uma Escola. Cada vez mais sinto o quanto temos que aprender, seja nos relacionamentos intrapessoais seja nos interpessoais. Como é importante estarmos atentos para os sinais de mudança de rota em nossa vida, mudar de opinião e não ter respostas para tudo o tempo todo.
Na minha profissão, aprender faz parte do processo tanto quanto ensinar, seja as novas mídias seja ler a sociedade de “coisificação do ser humano e humanização das coisas” e ainda estarmos em consonância com nossos objetivos e metas de vida.
Depois de quatro semanas, posso afirmar que peguei no tranco, nessa retomada profissional junto aos adolescentes de 6ª e 7ª série. Sinto-me vitalizada e grata pela possibilidade de rever conceitos, de mudar de ambiente, de conhecer e me reconhecer no desconhecido.
“Uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas”.

domingo, 4 de abril de 2010

Então é Páscoa

Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas, minhas tristezas absolutas, me entupo de ausências, me esvazio de excessos... Eu só vivo nos extremos. Esse pensamento de Clarice Lispector define o meu feriadão e os meus sentimentos nos últimos dias.
Saída da Missa de Páscoa, 19 horas, garoa fina e um trânsito, de repente intenso, meu carro do outro lado da rua e eu tive que me dirigir até a faixa de segurança para poder atravessar a rua, até aí normal. Qual foi a minha surpresa e indignação quando inicio a travessia da faixa de segurança e um motorista resolve vir em minha direção como se eu o estivesse desafiando, por exercer o meu direito de pedestre.
Veja bem, esse motorista poderia até ter saído da Missa, mas Páscoa é passagem, renascimento e vida nova, onde fica a cidadania e o respeito pelo outro? Esse sentimento de superioridade que uns tem em relação aos outros quando estão dentro de um carro é caso de estudo psicológico, daí me veio a notícia do mendigo de Porto Alegre que foi pixado e urinado, por seres que se dizem humanos, mas que muito se parecem com animais.
Precisamos urgentemente rever nossos valores de convivência, aquelas regras que se aprende na escola desde sempre e que depois são deixadas de lado por alguns na vida adulta.