domingo, 28 de março de 2010

Semana Santa

Hoje é Domingo de Ramos, dia em que todo o povo pode entrar no templo a exemplo de Jesus. Ter ramos bentos em casa simboliza segurança contra tudo o que foge de nossas mãos, de intempéries climáticas a dificuldades de toda a ordem.
Essa semana que inicia é a mais importante para os cristãos, na quinta-feira o lava pés e a instituição da Eucaristia, simbolizando a humildade de Jesus, o servidor e depois Ele como nosso alimento espiritual, na Eucaristia. Na sexta-feira da morte, no sábado da Aleluia a bênção da água e no domingo da Ressurreição. Esta é a maior festa da Igreja, é o fundamento da nossa fé.
Fé tão difícil de ser explicada, mas tão real para quem a tem, é dom, é graça, é dádiva, é resposta livre e consciente do homem a proposta de Jesus Cristo, isto é, de sermos e nos portarmos como irmãos.
Semana passada tivemos um susto muito grande e ainda estamos ansiando por dias melhores em relação a saúde do meu irmão, mas em momento nenhum deixei e deixo de acreditar num desfecho feliz.
Teremos uma Páscoa inusitada, acredito no renascimento para uma vida nova que todos passaremos a ter depois do procedimento cirúrgico do meu irmão.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Essa semana

Há quatorze anos quando assumi o Magistério Público Estadual a minha preferência era trabalhar nas escolas Fagundes dos Reis ou EENAV devido à proximidade do IE, escola em que minhas filhas estudavam na época e não foi possível, mas eu tentei... essa semana meu desejo foi realizado e sou uma nova integrante da EENAV, precisamos cuidar o que pedimos, um dia alcançamos.
Trabalharei com quatro sétimas séries e uma sexta, tive o contato com todas essas turmas de quase quarenta alunos por sala de aula essa semana e estou me sentindo estimulada. Já faz muitos anos que não trabalho com essa faixa etária e vinha verbalizando que não queria mais, qual foi a minha surpresa estar satisfeita e motivada com o novo ambiente, encontrei muitos colegas do tempo do IE, do IMD e até uma colega de faculdade, me senti acolhida e querida. Sinto-me oxigenada, adoro diversidade e principalmente desafios.
Sou uma educadora por vocação e estar com alunos é a minha maior emoção.

sábado, 13 de março de 2010

Peixe Fresco

Dia desses recebi um e-mail sobre a preferência dos japoneses por consumirem peixe fresco e pela dificuldade dos pescadores em encontrar o produto, muitas tentativas foram feitas e a pesca ocorria cada vez mais longe e os peixes chegavam cada vez menos frescos, até que tiveram a idéia de transportá-los em imensos tanques e de lambuja um tubarão para fazê-los se movimentar. Essa história pode ser atribuída a nossa vida, quantos mais desafios mais crescemos e nos superamos.
Como já havia expressado anteriormente achava que 2010 seria o meu ano, e parece que será.
Nomearei o meu tubarão e espero conseguir nadar... ou quem sabe chutarei o balde? A vida é cheia de possibilidades para quem não tem medo e nem preguiça de trabalhar e aprender...
A partir de segunda-feira passo a compor o quadro de professores em duas escolas Estaduais diferentes, com carga horária máxima em cada uma e com duas disciplinas diferentes e mais as minhas duas Escolas particulares.
A jornada será: 50 períodos de aula na semana, 13 planejamentos diferentes, duas disciplinas, quatro escolas e quanto ao número de alunos, nem contei, mas são muitos.
Acredito que tudo está no lugar certo e que nós temos o nosso livre arbítrio, então vamos ver até aonde aguento, uma coisa é certa, tudo sairá com a qualidade que me é característica.
Recomendo o filme francês “Entre os muros da escola”, principalmente para nós professores, pois é possível fazer uma grande reflexão.
E que Deus me proteja! Amém.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Caramelo

É o título de um filme, em analogia a cera feita com açúcar e limão, utilizada na depilação feminina, pois o cenário principal é um salão de beleza, em Beirute, capital do Líbano.
A diretora Nadine Labaki, relata a amizade de cinco mulheres que se encontram regularmente. Layale é amante de um homem casado e tem a esperança que um dia ele deixe a mulher. Nisrane é muçulmana e vai se casar, só que não é mais virgem e não sabe como contar ao noivo. Rima sente atração por mulheres. Jamale não quer envelhecer. Rose abdicou de sua vida para cuidar da irmã doente.
É um filme denso e terno, onde homens, amor, casamento, maternidade e amadurecimento estão no centro de suas conversas mais íntimas.
Uma ótima pedida para o dia de hoje, Dia Internacional da Mulher.

domingo, 7 de março de 2010

Dia da Mulher

Essa história de dia para tudo é inócuo, mas fica-se na obrigação de dizer ou fazer algo.
Dia da Mulher... Qual? A mãe, a filha, a amiga, a amante, a profissional, a irmã, a prima. Recorrer aos discursos feministas e enumerar os feitos grandiosos é sermos incautos.
Somos o que somos, independente do consciente coletivo, somos incógnitas para nós mesmas, pois a visão sistêmica que possuímos juntamente com a intuição nos torna tão poderosas que fomos caçadas, acusadas de bruxas. Acredito que até somos, pois influenciamos através dos mais inusitados argumentos.
Hoje galgamos altos cargos, ganhamos prêmios Nobel e até morremos de algumas doenças até pouco tempo privilégio dos homens.
Parabéns a Você Mulher, que diante de tantos personagens que incorpora no decorrer da vida não perde a ternura e o papel de protagonista.