terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Na praia

Praia, sinônimo de descanso, lazer, sol... Tempo único para não fazer nada, isto é, como se fosse possível para mim que tenho o bicho carpinteiro hoje diagnosticado como hiperatividade. Funciono bem mediante uma rotina por mim estabelecida, esse é um dos ganhos da maturidade, conhecer como funcionamos. Acordar, tomar um maravilhoso café e sair para caminhar, retornar e tomar sol lendo um livro como o último de Dan Brown, indispensável para quem gosta de suspense e de adquirir novos conhecimentos, nesse caso os segredos da capital dos EUA. Sou eclética em minhas leituras, mas nas férias alguns gêneros são indispensáveis, juntamente com seus respectivos autores, como você pode conferir na lista de livros lidos em 2010.
Após o almoço, no início da tarde, um sono básico, mais praia ou piscina, atividade manual(inventei essa esse ano para me aquietar um pouco), leitura, conversas mil.
A noite passeio pela rua movimentada do “centro”, sorvete básico e muitas observações... parece que tudo para por um tempo... entramos no período de merecido descanso. Ainda é necessário descobrir como resgatar no decorrer do ano esse profundo relaxamento e tempo para a contemplação e lazer.
Que sigam os dias, bem devagar....

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Em Esmeralda

Saí daqui com 14 anos em busca do meu sonho de ser professora. Nunca vou esquecer o sentimento de perda (o convívio familiar e do meu torrão natal), algo me dizia que seria definitivo e a medida que a paisagem dos campos de cima da serra era deixada para trás mais ficava claro o tamanho daquele passo.
Foi uma adaptação muito sofrida, sentia saudade de tudo e de todos, chorava baixinho na hora do almoço, o que despertou a solidariedade de colegas mais velhas e em pouco tempo já havia sido “adotada”. Quase desisti. Mas a experiência de morar em um pensionato de freiras é uma lição que carrego como positiva.
Então, tenho uma carência de estar na “minha casa” e cidade, pois nunca mais retornei, somente em feriados e férias.
Ano passado experimentei um tempo só Eu e Mamãe (adoro chamá-la assim é um misto de ironia e infantilidade que me fazem bem,que mal tem?), foi o ponto alto das férias. A nossa rotina era invejável e afirmo que não existe outro lugar em que eu descanse mais.
Nessas férias, a semana em Esmeralda estava na programação, tanto que iniciei por ela. A única restrição é o aumento de peso visto as comidas gostosas e os lanches nas visitas realizadas. Nada do que algumas caminhadas na praia não resolva.
Nossa rotina é segredo, tudo de bom. Mas é nas visitas que me abasteço de mim, ouvindo histórias, falando de pessoas queridas ou não, recebendo carinhos das mais variadas formas que só o amor e a amizade são capazes de fazer. O contato com a natureza traz um sentimento de paz e o silêncio me conecta com Deus.
Nesse tempo organizo ideias, resignifico situações, planejo o ano letivo,leio,durmo bem e me sinto revitalizada para assumir novamente a vida que escolhi para mim.
É uma volta no tempo,uma condição de ser só filha, talvez tenha uma pontinha de egoísmo mas momento importante para lembrar de quem fui, avaliar quem sou e tentar me tornar melhor.
Comecei muito bem minhas férias!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Filme - Casamento de Raquel

O filme casamento de Rachel, com a fabulosa Anne Hathaway (de O Diabo Veste Prada) e dirigido por Johnatan Demme. Valeu a pena. Gosto muito de produções sem megaefeitos, amparadas por roteiros inteligentes e tocantes, e com atores que entram no personagem a ponto de se fundirem com eles. Histórias familiares como essa, em especial, me cativam, é como se eu estivesse espiando pelo buraco da fechadura de um universo particular, mas que todos nós reconhecemos. Anna Hathaway interpreta Kym, uma jovem que estava internada numa clínica de reabilitação há nove meses e que sai para assistir ao casamento da irmã. Durante o convívio em família no final de semana, explodem todos os conflitos imagináveis, uma tensão a cada cena, acertos de contas emocionais que não deixam ninguém impassível. Triste, verdadeiro, comovente, profundo, sensível(opinião de Marta Medeiros).
Gosto de filmes "cabeça", que levem a reflexão e que por alguns minutos nos transportem para novas vidas, lugares e tempos. Assista!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fatiando o Tempo

“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra adiante vai ser diferente…

… para você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você,
desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe
desejar tantas coisas
mas nada seria suficiente…
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada
minuto, rumo a sua felicidade!!!”

Carlos Drummond de Andrade
É o meu desejo do coração para VOCÊ!!

Ser Feliz...

Não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância
Usar as perdas para refinar a paciência,
Usar as falhas para esculpir a serenidade
Usar a dor para lapidar o prazer,
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Gostaria de ter escrito isso, acredito ser de Augusto Cury, mas concordo com tudo.
Indico como receita de Ano Novo.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ano Novo

Então é Ano Novo... Nos últimos dias estive envolvida com o término das atividades no Integrado na terça-feira e com aulas à noite para renovação da carteira de motorista. Foi uma experiência interessante, sou um aprendiz por vocação, tudo me interessa e me ensina, portanto, as três noites de instrução foram válidas. Estava acompanhada por minha filha que irá fazer carteira de motorista, foi divertido.
Resolvi iniciar minhas faxinas logo após o Natal, geralmente fazia isso próximo ao início do ano letivo, foi uma boa experiência, quando organizamos o externo também redimensionamos prioridades e avaliamos conceitos internos, é um momento de real catarse. Ainda não terminei as arrumações, mas já estou colhendo frutos.
Esse ano já começou diferente, passamos no Clube, participando de um excelente jantar, ouvindo música e dançando todas, acredito que esse ano promete. Claro que antes fomos a Missa, agradecer por todas as conquistas de 2009. Hoje pretendo retornar para realizar os pedidos para 2010, sendo a saúde a principal reivindicação junto a Deus.
Avaliei o ano que passou como muito bom, pois consegui terminá-lo com superávit em todos os quesitos, tiveram tropeços, perdas, decepções, mas teve muito mais conquistas, ganhos e alegrias, pois tenho como objetivo de vida ser feliz, então nada abala por muito tempo meus princípios e esse ganho da maturidade não tem preço.
Já estou com a agenda lotada para a próxima semana, mas tem espaço para o lazer, prazer e necessidades. Já estava entrando na paranóia que não conseguiria fazer tudo nas férias, visto a quantidade de “coisas” que só consigo fazer em férias,quem sabe agrego ao ano letivo algum tempo para fazer diferente.